Prêmios em Jornalismo: a emergência de um novo ethos profissional

Robson Dias

Resumo


Existem prêmios, em Jornalismo, para empresas jornalísticas (1), para repórteres e editores (2) e para matérias jornalísticas (3). Muitos incentivam o paradigma do Jornalismo Informativo: da boa técnica, impessoalidade, imparcialidade e isenção, como é o caso do Prêmio Esso de Jornalismo. Com o passar do tempo, outros atores sociais passaram a utilizar essa estratégia de premiação a outra práxis jornalística (defesa de Direitos Humanos), por meio do Jornalismo Público. Esses dois paradigmas, Jornalismo Informativo e Jornalismo Público, estão relacionados aos referenciais de valor-notícia e valor-serviço (valor de uso), respectivamente. A partir de seus processos de certificação, é validado um padrão de Jornalismo exemplar, dentro do campo profissional, que funcionaria como chancela entre quem é o sucesso/fracasso como jornalista.

Palavras-chave


Prêmios; Cidadania; Jornalismo Público.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1714

Indexadores de que a C&I faz parte:

 

 

Latindex

Latindex

 

ISSN 2178-0145