Céu azul: comunicação para inspirar o comportamento econômico e inovar a Embraer

Ricardo Manini, Graça Caldas

Resumo


A busca pela inovação foi incorporada aos processos produtivos das empresas modernas para garantir maior competitividade no mercado. Mas a inovação não pode ser vista apenas como uma atividade econômica. A comunicação corporativa é igualmente importante no desenvolvimento dos processos inovadores. Este artigo examina o papel e a relação entre a comunicação e a inovação a partir da atuação da empresa Embraer, com o programa Desafio Innova, que incentiva seus funcionários, por meio da comunicação, a elaborarem soluções inovadoras para seus problemas. O referencial teórico deste trabalho se baseia principalmente em pesquisadores como North, Johnson-Laird e Allen. Os resultados desta pesquisa apontam que a experiência da Embraer pode ser útil para outras empresas.

 


Texto completo: PDF




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Indexadores de que a C&I faz parte:

 

 

Latindex

Latindex

 

ISSN 2178-0145