Dispositivos comunicacionais no mundo do trabalho: uma revisão teórica para operacionalizar o conceito
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4669Palavras-chave:
Comunicação e trabalho. Dispositivo. Mundo do trabalho.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a produtividade do conceito de dispositivo como operador metodológico de pesquisas que têm como eixo teórico o estudo da comunicação no mundo do trabalho, sendo que a discussão se divide em três partes. Primeiro, na introdução, retoma-se o conceito de comunicação e trabalho e de comunicação no mundo do trabalho. Depois, apresentam-se algumas definições de dispositivo, identificando-se aquela com a qual se trabalha, como também são discutidas as noções de dispositivo a partir da perspectiva de diversos autores, tendo como base uma crítica a Michel Foucault e adotando a abordagem conceitual de Dominique Maingueneau. Por último, propõe-se um modo de operação do conceito de dispositivo para as pesquisas de comunicação no mundo do trabalho. Para concluir, reafirma-se a relevância do binômio comunicação e trabalho, além das contribuições que sua aplicação permite.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Roseli Fígaro, Rafael Grohmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.