Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.705Palavras-chave:
Mazzaropi, Vídeo, Internet, CinemaResumo
A partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.