Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)

Autores

Palavras-chave:

Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.

Resumo

O presente artigo apresenta alguns impactos provocados pela pandemia de covid-19  sobre o comportamento inovativo de micro e pequenas empresas a partir dos relatos de experiência de agentes locais de inovação (Alis). Neste contexto, busca-se compreender os problemas enfrentados pelas empresas, sobretudo destacando a comunicação como principal prática adotada para o enfrentamento da crise. Para tanto, utilizou-se pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, por meio da aplicação de entrevistas em profundidade. Os resultados demonstram que a adoção da comunicação digital foi o principal fator de inovação dessas empresas e representou uma forma viável de enfrentar a crise.

Palavras-chave: Inovação; Comunicação; Microempresas; Pequenas empresas; Agentes locais de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugenia Porem Porem, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutora em Comunicação pela USP-ECA. Professora Assistente Doutora do curso de Relações Públicas e  do mestrado e doutorado / PPGCOM da UNESP-FAAC. Foi Bolsista CNPq na Modalidade/Categoria: EXP-SA-AS (2016/2017; 2019 e 2020) do Projeto Agentes Locais de Inovação. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Ogranizacional, Inovação e Gestão (CIG).

Margarida Maria Krohling Kunsch, USP

Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. 

Referências

AZEVEDO FILHO, E.T; ALMEIDA, G.M.M; PALMA, M.A.M. O desenvolvimento inovativo em clusters: uma análise sobre o setor cerâmico em Campos dos Goytacazes

– RJ. 2014. Disponível em:

/view/98&gt>. Acesso em 10 de julho de 2020.

BASTOS, A. Perspectivas do modelo relacional na comunicação de instituições de

C&T. XXXIX Intercom. 2016. Disponível em: <http://portalintercom.org.br

/anais/nacional2016/resumos/R11-0228-1.pdf&gt> . Acesso em 20 de agosto de 2020.

BBC. Coronavírus: O mapa que mostra o alcance mundial da doença. Disponível em: . Acesso em 22 de agosto de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portal Coronavírus Brasil. 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

BRAUN-THÜRMANN, H. Innovation. Bielefeld: transcript Verlag, 2005.

DA LUZ, A.L. Programa Agentes Locais de Inovação (ALI): A Visão do Gestor Estadual - Ontem, Hoje e Amanhã. In: PORÉM, M.E. Inovação em micro e pequenas empresas: o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) – Bauru/SP. Sarapuí: OJM Casa Editorial, 2017.

IBGE. Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas. 2020. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/28291-pesquisa-pulso-empresa-impacto-da-covid-19-nas-empresas.html?=&t=o-que-e>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

KAASA, A; VADI, M. How does culture contribute to innovation? Evidence from European countries. Economics of Innovation and New Technology, vol. 19, n. 7, p. 583-604, 2010.

LIMA, F. As contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. II Abrapcorp, PUC Minas, 2008. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/anais2008/gt1_pereira.pdf>. Acesso 15 de agosto de 2020.

MARCHESNAY M. La petite entreprise: sortir de l’ignorance. Revue française de

gestion. Lavoisier, vol. 3, n. 144, p. 107-118, 2003.

MCLEAN, L. D. Organizational culture´s influence on creativity and innovation: a review of the literature and implications for human resource development. Advances in

Developing Human Resources, vol. 7, n. 2, p. 226-246, 2005.

PORÉM, M.E. Comunicação estratégica e inovação em micro e pequenas empresas (MPE) sob a ótica de Agentes Locais de Inovação (ALI). Revista Comunicação & Inovação, v. 19, n. 39, p. 50-66, jan-abril 2018. Disponível em <https://seer.uscs.edu.br/

index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4961/2394>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

PORÉM, M.E; KUNSCH, M.M.K. Obstáculos à inovação em micro e pequenas empresas de Bauru/Sp sob a perspectiva comunicacional. Revista G&DR. v. 15, n. 4, Edição Especial, p. 133-146, jul/2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/

index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2013v13n33p90>. Acesso em 19 de agosto de 2020.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/decreto-quarentena.pdf>. Acesso em 10 de agosto de 2020.

__________. SMPE – Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas: legislação para estados e municípios. 2014. Disponível em: ?http://www.smpe.gov.br/assuntos/cartilha_tratamento

diferenciado_mpe.pdf/view?. Acesso em 10 de agosto de 2020.

SEBRAE. Serviço Brasileiro De Apoio Às Micro E Pequenas Empresas. Guia Ali, vol.1, p. 37. Brasília, 2018.

______. Medidas oficiais para o enfrentamento do covid-19. 2020. Disponível em: <https://respostas.sebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/medidas-oficiais-x-covid-19-7.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2020.

SILVA, G; DACORSO, L:R. Perspectivas de inovação na micro e pequena empresa. Revista Economia & Gestão, vol. 13, n. 33, set./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.19846606.2013v13n33p90>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Porem, M. E. P., & Krohling Kunsch, M. M. (2021). Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali). Comunicação & Inovação, 22(48). Recuperado de https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287