Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)

Authors

Keywords:

Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.

Abstract

This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis.  For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Eugenia Porem Porem, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutora em Comunicação pela USP-ECA. Professora Assistente Doutora do curso de Relações Públicas e  do mestrado e doutorado / PPGCOM da UNESP-FAAC. Foi Bolsista CNPq na Modalidade/Categoria: EXP-SA-AS (2016/2017; 2019 e 2020) do Projeto Agentes Locais de Inovação. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Ogranizacional, Inovação e Gestão (CIG).

Margarida Maria Krohling Kunsch, USP

Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. 

References

AZEVEDO FILHO, E.T; ALMEIDA, G.M.M; PALMA, M.A.M. O desenvolvimento inovativo em clusters: uma análise sobre o setor cerâmico em Campos dos Goytacazes

– RJ. 2014. Disponível em:

/view/98&gt>. Acesso em 10 de julho de 2020.

BASTOS, A. Perspectivas do modelo relacional na comunicação de instituições de

C&T. XXXIX Intercom. 2016. Disponível em: <http://portalintercom.org.br

/anais/nacional2016/resumos/R11-0228-1.pdf&gt> . Acesso em 20 de agosto de 2020.

BBC. Coronavírus: O mapa que mostra o alcance mundial da doença. Disponível em: . Acesso em 22 de agosto de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portal Coronavírus Brasil. 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

BRAUN-THÜRMANN, H. Innovation. Bielefeld: transcript Verlag, 2005.

DA LUZ, A.L. Programa Agentes Locais de Inovação (ALI): A Visão do Gestor Estadual - Ontem, Hoje e Amanhã. In: PORÉM, M.E. Inovação em micro e pequenas empresas: o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) – Bauru/SP. Sarapuí: OJM Casa Editorial, 2017.

IBGE. Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas. 2020. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/28291-pesquisa-pulso-empresa-impacto-da-covid-19-nas-empresas.html?=&t=o-que-e>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

KAASA, A; VADI, M. How does culture contribute to innovation? Evidence from European countries. Economics of Innovation and New Technology, vol. 19, n. 7, p. 583-604, 2010.

LIMA, F. As contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. II Abrapcorp, PUC Minas, 2008. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/anais2008/gt1_pereira.pdf>. Acesso 15 de agosto de 2020.

MARCHESNAY M. La petite entreprise: sortir de l’ignorance. Revue française de

gestion. Lavoisier, vol. 3, n. 144, p. 107-118, 2003.

MCLEAN, L. D. Organizational culture´s influence on creativity and innovation: a review of the literature and implications for human resource development. Advances in

Developing Human Resources, vol. 7, n. 2, p. 226-246, 2005.

PORÉM, M.E. Comunicação estratégica e inovação em micro e pequenas empresas (MPE) sob a ótica de Agentes Locais de Inovação (ALI). Revista Comunicação & Inovação, v. 19, n. 39, p. 50-66, jan-abril 2018. Disponível em <https://seer.uscs.edu.br/

index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/4961/2394>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

PORÉM, M.E; KUNSCH, M.M.K. Obstáculos à inovação em micro e pequenas empresas de Bauru/Sp sob a perspectiva comunicacional. Revista G&DR. v. 15, n. 4, Edição Especial, p. 133-146, jul/2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/

index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2013v13n33p90>. Acesso em 19 de agosto de 2020.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/decreto-quarentena.pdf>. Acesso em 10 de agosto de 2020.

__________. SMPE – Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas: legislação para estados e municípios. 2014. Disponível em: ?http://www.smpe.gov.br/assuntos/cartilha_tratamento

diferenciado_mpe.pdf/view?. Acesso em 10 de agosto de 2020.

SEBRAE. Serviço Brasileiro De Apoio Às Micro E Pequenas Empresas. Guia Ali, vol.1, p. 37. Brasília, 2018.

______. Medidas oficiais para o enfrentamento do covid-19. 2020. Disponível em: <https://respostas.sebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/medidas-oficiais-x-covid-19-7.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2020.

SILVA, G; DACORSO, L:R. Perspectivas de inovação na micro e pequena empresa. Revista Economia & Gestão, vol. 13, n. 33, set./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.19846606.2013v13n33p90>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

Published

2021-01-20