GÊNESE, CONTINUIDADE E MUDANÇA EM POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO: uma proposta metodológica neoinstitucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n53.8838

Palavras-chave:

Políticas de Comunicação, Metodologia, Neoinstitucionalismo

Resumo

O presente trabalho apresenta a aplicação de uma metodologia inovadora de viés neoinstitucional para analisar gênese, continuidade e mudança de políticas de comunicação. Para testá-la, os autores propõem o exame da trajetória da política de fomento à produção audiovisual independente implementada no Brasil a partir do início dos anos 2000, institucionalmente centrada na Agência Nacional do Cinema (Ancine). O artigo está estruturado em três momentos: (i) apresenta-se, em seus fundamentos teóricos, uma proposta metodológica neoinstitucional; (ii) aplica-se esse desenho à análise da implementação da política de fomento ao audiovisual brasileiro, em um determinado período histórico (2008-2016); e, por fim, (iii) faz-se um balanço do resultado, com destaque para possibilidades e limitações da abordagem proposta.

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Biografia do Autor

Juliano Mendonça Domingues da Silva, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Professor-pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Recife, doutor em Ciência Política (UFPE).



Kátia Santos de Morais, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Professora-pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA)

Natacha Stefanini Canesso, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Professora-pesquisadora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Santa Maria da Vitória, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).



Othon Fernando Jambeiro Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor-pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Comunicação (University of Westminster - Londres)

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Publicado

2022-12-19