SOBRE CINEMA, AMOR E CUIDADO: mulheres negras na direção e na curadoria
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238916Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Mulheres Negras, Curadoria, Cinema negro no feminino.Resumo
Este trabalho examina a proposta curatorial de três eventos realizados em 2017, que destacam a pluralidade da produção audiovisual empreendida por mulheres negras e a atuação destas no âmbito da curadoria. Também analisa representações de mulheres negras, suas experiências, relações de cuidado e vínculo familiar em três curtas. A hipótese levantada é a de que, em contraponto ao racismo e ao sexismo vigentes, as mulheres negras brasileiras têm elaborado narrativas que articulam memória, afeto e pertencimento; e práticas fílmicas, nas quais assumem a posição de protagonismo
Downloads
Referências
AMARAL, Cristina. A permanência dos vagalumes [Perfil]. Revista FilmeCultura. n.63, primeiro semestre de 2018, p.68-70
BRASIL, Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Diversidade de Gênero e Raça nos Longas-metragens Brasileiros Lançados em Salas de Exibição 2016. Rio de Janeiro, RJ: Ancine - Agência Nacional do Cinema, 2018, 27 p. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/publicacoes/arquivos.pdf/informe_diversidade_2016.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.
BROWN, Tom. Breaking the Fourth Wall: Direct Address in the Cinema. Edinburgh:
Edinburgh University Press, 2012
DIRETORAS Negras no Cinema Brasileiro. Site Buala, 27/11/2017. Disponível em: <http://www.buala.org/pt/afroscreen/diretoras-negras-do-cinema-brasileiro>. Acesso em 17 jul.2022.
AUTORA; AUTORA. ..................................................................................... In: HOLANDA, Karla; TEDESCO, Mariana Cavalcanti. (Orgs). Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017, p.175-176.
MOSTRA Empoderadas: Mulheres negras no audiovisual. Site Pretas Dramas, 24/07/2017. Disponível em: <https://pretasdramas.wixsite.com/pretasdramas/single-post /2017/07/24/MOSTRA-EMPODERADAS-MULHERES-NEGRAS-NO-AUDIOVISUAL>. Acesso em 18 set .2022.
hooks, bell. Vivendo de amor. In: WERNECK, Jurema; MENDONÇA, Maisa; WHITE, Evelyn C. (Org.). O Livro da Saúde das Mulheres Negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Pallas & Criola, 2000.
MARTINS, Cleissa. Regina. Raça e gênero na curadoria e no júri de cinema. Boletim Gemaa, 2018. Disponível em: <http://gemaa.bemvindo.co/wp-content/uploads/2019/ 08/Boletim-05-2018.pdf>. Acesso em: 02 out. 2022
OLIVEIRA, Janaína. “Kbela” e “Cinzas”: o cinema negro no feminino do “Dogma Feijoada” aos dias de hoje. In: AVANCA: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016. p. 646-654.
AUTORA..................................................................................... . Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 7, n. 1, p. 171-188, 2020.
AUTORA...................................................................................... 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
AUTORA...................................................................................... In: AVANCA: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016. p. 485-502.
AUTORA...................................................................................... In: FREITAS, Kênia; ALMEIDA, Paulo Ricardo Gonçalves de (orgs). Catálogo da Mostra Diretoras Negras no cinema brasileiro. Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2017.
AUTORA............................................; SANTOS, Elen Ramos dos............................... Revista Gênero, v. 17, n. 1, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ceiça Ferreira, Edileuza Penha de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.