SOBRE CINEMA, AMOR E CUIDADO: mulheres negras na direção e na curadoria
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238916Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Mulheres Negras, Curadoria, Cinema negro no feminino.Resumo
Este trabalho examina a proposta curatorial de três eventos realizados em 2017, que destacam a pluralidade da produção audiovisual empreendida por mulheres negras e a atuação destas no âmbito da curadoria. Também analisa representações de mulheres negras, suas experiências, relações de cuidado e vínculo familiar em três curtas. A hipótese levantada é a de que, em contraponto ao racismo e ao sexismo vigentes, as mulheres negras brasileiras têm elaborado narrativas que articulam memória, afeto e pertencimento; e práticas fílmicas, nas quais assumem a posição de protagonismo
Downloads
Referências
AMARAL, Cristina. A permanência dos vagalumes [Perfil]. Revista FilmeCultura. n.63, primeiro semestre de 2018, p.68-70
BRASIL, Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Diversidade de Gênero e Raça nos Longas-metragens Brasileiros Lançados em Salas de Exibição 2016. Rio de Janeiro, RJ: Ancine - Agência Nacional do Cinema, 2018, 27 p. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/publicacoes/arquivos.pdf/informe_diversidade_2016.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.
BROWN, Tom. Breaking the Fourth Wall: Direct Address in the Cinema. Edinburgh:
Edinburgh University Press, 2012
DIRETORAS Negras no Cinema Brasileiro. Site Buala, 27/11/2017. Disponível em: <http://www.buala.org/pt/afroscreen/diretoras-negras-do-cinema-brasileiro>. Acesso em 17 jul.2022.
AUTORA; AUTORA. ..................................................................................... In: HOLANDA, Karla; TEDESCO, Mariana Cavalcanti. (Orgs). Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017, p.175-176.
MOSTRA Empoderadas: Mulheres negras no audiovisual. Site Pretas Dramas, 24/07/2017. Disponível em: <https://pretasdramas.wixsite.com/pretasdramas/single-post /2017/07/24/MOSTRA-EMPODERADAS-MULHERES-NEGRAS-NO-AUDIOVISUAL>. Acesso em 18 set .2022.
hooks, bell. Vivendo de amor. In: WERNECK, Jurema; MENDONÇA, Maisa; WHITE, Evelyn C. (Org.). O Livro da Saúde das Mulheres Negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Pallas & Criola, 2000.
MARTINS, Cleissa. Regina. Raça e gênero na curadoria e no júri de cinema. Boletim Gemaa, 2018. Disponível em: <http://gemaa.bemvindo.co/wp-content/uploads/2019/ 08/Boletim-05-2018.pdf>. Acesso em: 02 out. 2022
OLIVEIRA, Janaína. “Kbela” e “Cinzas”: o cinema negro no feminino do “Dogma Feijoada” aos dias de hoje. In: AVANCA: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016. p. 646-654.
AUTORA..................................................................................... . Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 7, n. 1, p. 171-188, 2020.
AUTORA...................................................................................... 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
AUTORA...................................................................................... In: AVANCA: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016. p. 485-502.
AUTORA...................................................................................... In: FREITAS, Kênia; ALMEIDA, Paulo Ricardo Gonçalves de (orgs). Catálogo da Mostra Diretoras Negras no cinema brasileiro. Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2017.
AUTORA............................................; SANTOS, Elen Ramos dos............................... Revista Gênero, v. 17, n. 1, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ceiça Ferreira, Edileuza Penha de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.