Terceiro Setor e suas estratégias de influência em políticas públicas

Autores

  • Renato Jaqueta Benine Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.13037/dh.n18.938

Resumo

Partindo da análise do conceito do Terceiro Setor e de pesquisa desenvolvida pelas redes Avina e Ashoka com seus líderes e empreendedores sociais, apresentamos as estratégias adotadas pelos movimentos sociais e organizações sem fins lucrativos para influência em políticas públicas, identificando seus respectivos suportes legais. Serão objeto de análise, em uma das seções deste estudo, os riscos que esta participação pode incorrer se desvirtuada a sua finalidade, bem como o conceito de cidadania horizontal que atua como fundamento e limite para atuação participativa do Terceiro Setor no processo de construção de políticas púbicas.

Biografia do Autor

Renato Jaqueta Benine, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Advogado graduado pela Faculdade de Direito de Bauru, mantida pela Instituição Toledo de Ensino. É mestrando do curso de Mestrado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é assessor de advocacy da APAE de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-03-02

Como Citar

Benine, R. J. (2011). Terceiro Setor e suas estratégias de influência em políticas públicas. Direito E Humanidades, (18). https://doi.org/10.13037/dh.n18.938

Edição

Seção

Artigos