Reflexões sobre formação da identidade profissional do professor de Sociologia na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4353Resumo
A introdução do ensino da Sociologia na educação básica colocou em questão a necessidade de compreender quem são seus professores, suas concepções de ciência, formação, e trajetórias de trabalho. Analisou-se a constituição de um quadro docente e suas dificuldades de profissionalização a partir de três questões: as relações do professor com as Ciências Sociais; as distorções entre formação e atuação e as condições de trabalho. Tomou-se como referência as reflexões de Nóvoa (1992) sobre a centralidade do professor no sistema educacional e a contribuições de Dubar (2005) sobre a formação das identidades profissionais. Parte-se da produção acadêmica sobre o tema, para analisar as dificuldades de constituição de um quadro docente com identidade profissional definida. As análises indicam que a grande incidência de professores sem formação específica e as condições estruturais em que é oferecido o ensino, constituem entraves no processo de consolidação do ensino da Sociologia na educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Josefa Alexandrina SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND