Reflexões sobre formação da identidade profissional do professor de Sociologia na Educação Básica

Autores

  • Josefa Alexandrina SILVA Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4353

Resumo

A introdução do ensino da Sociologia na educação básica colocou em questão a necessidade de compreender quem são seus professores, suas concepções de ciência, formação, e trajetórias de trabalho. Analisou-se a constituição de um quadro docente e suas dificuldades de profissionalização a partir de três questões: as relações do professor com as Ciências Sociais; as distorções entre formação e atuação e as condições de trabalho. Tomou-se como referência as reflexões de Nóvoa (1992) sobre a centralidade do professor no sistema educacional e a contribuições de Dubar (2005) sobre a formação das identidades profissionais. Parte-se da produção acadêmica sobre o tema, para analisar as dificuldades de constituição de um quadro docente com identidade profissional definida. As análises indicam que a grande incidência de professores sem formação específica e as condições estruturais em que é oferecido o ensino, constituem entraves no processo de consolidação do ensino da Sociologia na educação básica.

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Biografia do Autor

Josefa Alexandrina SILVA, Universidade de São Paulo

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e mestrado em Ciências Sociais (1997) pela mesma instituição. Foi membro da equipe técnica de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação. É professora adjunta da Universidade Paulista.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Sociologia, política educacional, precarização do trabalho, metodologia de ensino e educação a distância

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO