"COLCHA DE RETALHOS" e NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: UM OLHAR DA PSICANÁLISE

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Maria Lucinalva da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir a formação do professor no curso de Pedagogia à luz dos conceitos da psicanálise sobre Inconsciente e Desejo, em Freud e Lacan, tendo como objeto de estudo a “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e uma epistemologia desenvolvida por Berkenbrock-Rosito (2014) dentro da abordagem (Auto)Biográfica, que traz como proposta a formação do professor e do pesquisador por meio de narrativas nas dimensões: escrita, pictórica e oral, de alunos de graduação em Pedagogia, visando o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos, fundamentados, respectivamente, em Freire (2011) e Adorno (1995), em Schiller (2002). Neste estudo, privilegiou-se como material a ser analisado as narrativas escritas pelos alunos. A reflexão das narrativas dos sujeitos à luz dos conceitos da psicanálise em Freud e Lacan revelam uma dimensão estética do inconsciente que estabelece um limite para o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.

Palavras Chave: Colcha de Retalhos; Narrativas autobiográficas; Formação.


Texto completo: PDF


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .