DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM BALANÇO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS IES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Celia Maria Fernandes Nunes, Regina Magna Bonifácio de Araújo, Leidelaine Sérgio Perucci, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.


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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613

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