FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5739Resumo
O artigo traz resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa do tipo survey, que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli André
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND