GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
Resumo
Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND