NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8796

Palavras-chave:

Educação Básica, narrativas digitais., tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,
dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional.

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Biografia do Autor

Mariana Mani Moura, UNASP

Mestre em Educação pelo UNASP-EC, São Paulo, Brasil.

Helena Brandão Viana, UNASP,Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação Física pela UNICAMP, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS