CRENÇAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS APOIO: UM ESTUDO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Denise Resende Silva UFSJ -Universidade Federal de São João del-Rei
  • Maria Nivalda Carvalho-Freitas Universidade Federal de São João del-Rei/ Professora Doutora do Departamento de Psicologia https://orcid.org/0000-0001-7071-7179

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9040

Palavras-chave:

professora de apoio, crença, inclusão escolar

Resumo

A inclusão tem trazido desafios para a prática e para a produção de conhecimento na educação. Por exemplo, a necessidade de se compreender as crenças sobre a deficiência, práticas pedagógicas adotadas, a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e o desenho universal da aprendizagem (DUA). OBJETIVO/MÉTODO: Esta pesquisa visa compreender possíveis relações entre as crenças das professoras de apoio sobre a deficiência e as práticas pedagógicas por elas adotadas. A pesquisa teve duas etapas. A primeira, quantitativa, organizou, em 3 agrupamentos, as 58 professoras de apoio segundo suas crenças sobre a deficiência. Na segunda, qualitativa, analisou-se o conteúdo de 32 cadernos de registro do trabalho das professoras, e levou a 4 grupos, categorizados conforme práticas pedagógicas adotadas. CONCLUSÕES: Relacionando as crenças e as práticas pedagógicas pôde ser verificado que a concepção de deficiência/crença das professoras-apoio, influencia o modo de organizar o processo educacional inclusivo favorecendo-o ou tornando-o quase impossível.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO