O AQUI E O ALI DA CULTURA REGIONAL EM PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS: A EXPANSÃO ORGANIZACIONAL DE UM GRUPO VAREJISTA DE AUTOPEÇAS

Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Henrique César Muzzio, Fernando Gomes de Paiva Jr, Jefferson Lindberght de Sousa

Resumo


O estudo analisa a expansão territorial e os efeitos da cultura regional nas estruturas e práticas administrativas presentes num caso do segmento de varejo de autopeças. O objetivo reside em descrever a influência da cultura regional no processo de expansão de um grupo varejista pernambucano. Por meio de um estudo de caso, os resultados apresentam indicíos de que a cultura é central para a compreensão da prática gerencial, inclusive em atividades de gestão de pessoas e políticas comerciais. Os valores da sociedade e dos indivíduos se imbricam com resultado em culturas híbridas que mantém o tecido social em constante movimento e num típico fluxo cultural, revelando tanto traços de uma cultura nacional como patriarcalismo, baixa formalidade e centralização do poder, quanto elementos da cultura regional expressos por laços frágeis de confiança.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2775

 

Indexadores de que a G&R faz parte:


   DOAJ OAIster OCLC Ulrich LiVre Redalyc  SUMARIOS.org LatindexProquest

A G&R utiliza o                software  iThenticate para detecção e  prevenção de plágio 
 

    
 
 
 
A G&R é signatária da Declaração        de São Francisco sobre Avaliação        de Pesquisa- Dora