Perfil de morbimortalidade de usuários de planos privados de saúde no Brasil: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2098Palavras-chave:
Morbidade, Mortalidade, Saúde SuplementarResumo
Introdução: O perfil de morbimortalidade de beneficiários da saúde suplementar (SS) ainda não está bem elucidado, sendo esta uma temática importante para o planejamento de ações em saúde. Objetivo: Caracterizar o perfil de morbimortalidade de beneficiários da SS no Brasil a partir de uma revisão integrativa da literatura. Materiais e Métodos: Foi realizada busca de publicações sobre o tema nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e a biblioteca online do Ministério da Saúde, tendo como descritores: saúde suplementar/supplemental health, hospitalização/hospitalization, morbidade/morbidity e mortalidade/mortality. Resultados: A amostra do estudo foi composta de 5 publicações nas quais se observou que as principais causas de morte dos beneficiários da SS eram as doenças do aparelho circulatório, as neoplasias e as doenças do aparelho respiratório. Não foi possível caracterizar o perfil de morbidade em virtude da heterogeneidade de causas de internação identificadas. Conclusão: Há necessidade de se realizar novas pesquisas sobre o tema, especialmente no que diz respeito às causas de adoecimento dos beneficiários da SS, por se tratar de informação importante para o desenvolvimento de programas promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).