FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O INÍCIO DA ATIVIDADE SEXUAL EM ADOLESCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n44.2668Palavras-chave:
Comportamento sexual, educação sexual, saúde sexual, sexismo, sexualidadeResumo
Introdução: A atividade sexual tem acontecido frequentemente durante a adolescência. Os adolescentes queiniciam essa atividade muito cedo estão expostos a riscos relacionados à atividade sexual desprotegida, quepode ter como consequência o aumento do risco de infecção sexualmente transmissível, gravidez precoce,evasão escolar, entre outras. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores associados ao início daatividade sexual de adolescentes. Desenvolvimento: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura queanalisou 11 artigos dos 717 encontrados na Biblioteca Virtual de Saúde. Foram incluídos estudos realizadoscom adolescentes brasileiros publicados entre os anos de 2003 e 2013. Nesta revisão, a sexarca esteveassociada a múltiplos fatores. Os mais citados foram idade, gênero e questões culturais, influência dos pares,religião, família, relações de namoro, escolaridade e fator socioeconômico. Conclusão: A existência de fatoresintrínsecos e extrínsecos influencia o comportamento sexual, devendo ser discutida, especialmente, antes doinício da prática sexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).