CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA FISIOTERAPÊUTICA PARA O AUTOCUIDADO DE MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATO
Palavras-chave:
FisioterapiaResumo
RESUMO
Introdução: A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favorecem a manutenção da saúde e sua promoção, e dentro dela se inserem as tecnologias educacionais empregadas no autocuidado, permitindo ao seu usuário a possibilidade de aprender como modificar sua realidade por méritos próprios. Objetivo: elaborar e validar uma tecnologia educativa, no formato de cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos que a puérpera terá consigo no período do puerpério imediato. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de construção de Cartilha através de pesquisa bibliográfica, autorização e validação por meio de profissionais especialistas e puérperas através de questionário estruturado de avaliação da Cartilha. A pesquisa com as puérperas foi realizada no setor da Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém – PA. Para a análise de dados, foram utilizados graus de critérios de valorização como representados na escala de Likert, com grau de concordância maior que 80%. Resultados: O processo de validação contou com 28 avaliadores, sendo 13 juízes-especialistas e 15 público-alvo: puérperas. A avaliação dos juízes resultou em 98% de concordância quanto aos objetivos, 96% quanto à estrutura e 100% quanto à relevância da Cartilha. Já a avaliação das puérperas resultou em 97% quanto aos objetivos, 98% quanto ao estilo da escrita e 100% quanto aos itens organização, aparência e motivação. Conclusão: A Cartilha Educativa mostrou-se válida após avaliação dos juízes-especialistas e das puérperas como um meio de propagação de informações, transmissão de conhecimentos e promoção de ações que ajudam na integridade, na saúde e no bem-estar do público-alvo.
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