CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA FISIOTERAPÊUTICA PARA O AUTOCUIDADO DE MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATO

Autores

  • Marcela Godinho Miranda do Vale Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém https://orcid.org/0000-0001-5190-8893
  • Mírian Gabriela Laranjeira de Sousa Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém https://orcid.org/0000-0001-9255-3515
  • Jamyle Lopes Miranda Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém https://orcid.org/0000-0002-4565-1304
  • John Henry de Oliveira Vale Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém https://orcid.org/0000-0001-9772-6024

Palavras-chave:

Fisioterapia

Resumo

RESUMO

Introdução: A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favorecem a manutenção da saúde e sua promoção, e dentro dela se inserem as tecnologias educacionais empregadas no autocuidado, permitindo ao seu usuário a possibilidade de aprender como modificar sua realidade por méritos próprios. Objetivo: elaborar e validar uma tecnologia educativa, no formato de cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos que a puérpera terá consigo no período do puerpério imediato. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de construção de Cartilha através de pesquisa bibliográfica, autorização e validação por meio de profissionais especialistas e puérperas através de questionário estruturado de avaliação da Cartilha. A pesquisa com as puérperas foi realizada no setor da Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém – PA. Para a análise de dados, foram utilizados graus de critérios de valorização como representados na escala de Likert, com grau de concordância maior que 80%. Resultados: O processo de validação contou com 28 avaliadores, sendo 13 juízes-especialistas e 15 público-alvo: puérperas. A avaliação dos juízes resultou em 98% de concordância quanto aos objetivos, 96% quanto à estrutura e 100% quanto à relevância da Cartilha. Já a avaliação das puérperas resultou em 97% quanto aos objetivos, 98% quanto ao estilo da escrita e 100% quanto aos itens organização, aparência e motivação. Conclusão: A Cartilha Educativa mostrou-se válida após avaliação dos juízes-especialistas e das puérperas como um meio de propagação de informações, transmissão de conhecimentos e promoção de ações que ajudam na integridade, na saúde e no bem-estar do público-alvo.

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Biografia do Autor

Marcela Godinho Miranda do Vale, Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém

Professora Substituta do Departamento de Ciências do Movimento Humano do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará. Formado em Fisioterapia, Especialista em Educação em Saúde para Preceptores do SUS e Mestranda em Ensino e Saúde na Amazônia

Mírian Gabriela Laranjeira de Sousa, Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém

Acadêmica da Universidade do Estado do Pará

Jamyle Lopes Miranda, Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém

Acadêmica da Universidade do Estado do Pará

John Henry de Oliveira Vale, Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Graduação em Fisioterapia Campus XII - Santarém

Professor efetivo do Departamento de Ciências do Movimento Humano do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará. Formado em Fisioterapia, Especialista em Saúde Pública e da Família, Docência Superior, Gestão Educacional, Preceptoria no SUS e Mestre em Ensino e Saúde na Amazônia

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Publicado

2020-10-26

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS