Reflexões sobre Metodologia aplicada na construção de pesquisas científicas na área de Comunicação Social

Autores

  • Maria Eugênia Porém Faculdades Integradas de Bauru (FIB)
  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo UNESP/MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol12n23.1357

Palavras-chave:

, Metodologia de Pesquisa em Comunicação, Modelo Metodológico da pesquisa empírica em Comunicação, Modelo de Espiral da criação do Conhecimento

Resumo

Apresentam-se questões acerca do ensino e da prática da Metodologia da Pesquisa em Comunicação. O objetivo é refletir sobre a possibilidade de construir projetos de pesquisa e desenvolver pesquisas e produções científicas na área de Comunicação Social, em cursos de graduação, articulando as interfaces epistemológicas, metódicas, teóricas e técnicas do Modelo Metodológico da pesquisa empírica em Comunicação, desenvolvido por Lopes (2010), adaptando-o ao Modelo de Espiral da criação do Conhecimento, elaborado por Takeuchi e Nonaka (2008), visando apoiar à aprendizagem dos procedimentos metodológicos que envolvem a pesquisa científica em Comunicação.

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Biografia do Autor

Maria Eugênia Porém, Faculdades Integradas de Bauru (FIB)

Doutora em Educação (UNESP/Araraquara). Mestre em Comunicação (UNESP/Bauru). Professora do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).Coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Comunicação Mercadológica das Faculdades Integradas de Bauru(FIB).

 

Tamara de Souza Brandão Guaraldo, UNESP/MARÍLIA

Doutoranda em Ciência da Informação – Unesp/Marília- SP. Mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru - SP. Bolsista Capes. Jornalista.

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Publicado

2012-03-01