Comunicação estratégica e inovação em micro e pequenas empresas (MPE) sob a ótica de Agentes Locais de Inovação (ALI)

Autores

  • Maria Eugênia Porém Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4961

Palavras-chave:

Inovação. Comunicação estratégica. Micro e pequenas empresas.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender a comunicação estratégica como indutora da inovação em micro e pequenas empresas (MPE). Para tanto, desenvolvem-se a pesquisa teórica, com base em levantamento bibliográfico, e a pesquisa aplicada, com fins exploratórios e aplicação de entrevista semiestruturada a 19 agentes locais de inovação, atuantes em MPE de Bauru e região. Adicionalmente foi aplicada a análise de conteúdo para interpretação dos resultados. Pôde-se concluir que as MPE não estabelecem relação entre a comunicação estratégica e a inovação. A comunicação é entendida como ferramenta para divulgação de produtos e serviços e a estratégia é utilizada de forma intuitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutoranda em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora assistente do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Faac/Unesp), campus de Bauru. Bolsista EXP, Nível SA (CNPq). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão.

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Porém, M. E. (2018). Comunicação estratégica e inovação em micro e pequenas empresas (MPE) sob a ótica de Agentes Locais de Inovação (ALI). Comunicação & Inovação, 19(39). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4961