Competence in communication and innovation culture in organizations: brief reflections
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3485Keywords:
Communication. Communication competence. Innovation Culture.Abstract
Reflections on communication as a core competence of organizations for the promotion of innovation culture. It presumesthat the way the communication relates and assists in setting up an organization composes a strong inducing element in the innovation process in the organizational context. It is the recognition of communication as a core competence which deals with the hybridization of the communicative competence of the organization with the innovation culture. In order to do so, it is applied a theoretical research with exploratory and conceptual purposes.
Downloads
References
AHMED, P. Culture and climate for innovation. European Journal of Innovation Management, v. 1, n. 1, DOI: https://doi.org/10.1108/14601069810199131
p. 30-43, 1998.
ALLESSANDRINI, C.D. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de
um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensino no século
XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. p.
157-176.
BALDISSERA, R. A complexidade dos processos comunicacionais e a interação nas organizações. In:
MARCHIORI, M. (org.). Cultura e interação. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; Rio de
Janeiro: Editora Senac, 2014. p. 113-124.
BERGER, P.L; LUCKAMNN, T. A construção social da realidade: tratado sobre sociologia do conhecimento.
23 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BERMÚDEZ, L; GONZÁLEZ, L. La competência comunicativa: elemento clave em las organizaciones.
Redalyc.org, v. 8, n. 15, enero./jun., p. 95-110, 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/
articulo.oa?id=199018964006>. Acesso em: 03 mar. 2015.
BRUNO-FARIA, M.F; FONSECA, M. Cultura de Inovação: conceitos e modelos teóricos. Revista de
Administração Contemporânea, Curitiba, v. 18, n. 4, jul./ago. 2014. Disponível em:
scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552014000400372&script=sci_arttext>. Acesso em: 19 jul.
CALDAS, M. O nexo comunicação-organização: um prelúdio às múltiplas avenidas de cooperação e de mútuo
aprendizado entre comunicação organizacional e estudos organizacionais. In: MARCHIORI,
M. (org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul, SP:
Difusão Editora, 2010. p. 29-46. DOI: https://doi.org/10.1109/MPOT.2010.936558
110 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
Maria Eugênia Porém, Tamara S. B. Guaraldo, Raquel Cabral & Roseane Andrelo
v. 17, n. 33 (95-111) jan-abr 2016
CAMPOS, J.; GUIMARÃES, S. Em busca da eficácia em treinamento. São Paulo: Associação Brasileira
de Treinamento e Desenvolvimento, 2009.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. v. 1, 1999.
CHESBROUGH, H. Open innovation: the new imperative for creating and profiting from technology.
Boston: Harvard Business School Press, 2006.
DOBNI, C. Measuring innovation culture in organizations: the development of a generalized innovation
culture construct using exploratory factor analysis. European Journal of Innovation Management,
11(4), 539-559. doi: 10.1108/14601060810911156, 2008. Disponível em: < http://www.emeraldinsight. DOI: https://doi.org/10.1108/14601060810911156
com/doi/pdfplus/10.1108/14601060810911156>. Acesso em: 23 mar. 2015.
DMITRUK, H.B. Pesquisa bibliográfica e outros tipos de pesquisa. In: ______ . (org.) Cadernos metodológicos:
diretrizes do trabalho científico. 6 ed. Chapecó: Argos, 2004. p. 67-76.
DUARTE, J; MONTEIRO, G. Potencializando a comunicação nas organizações. In. KUNSCH, M. (org.).
Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas, volume 2. São Paulo: Saraiva,
2009. p. 333-359.
FLEURY, A.C.C; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competência. São Paulo:
Atlas, 2000.
______. Construindo o conceito de competência. RAC, Curitiba, Edição Especial, v. 5, p. 183-196. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf>. Acesso em: 15 mar.
2015.
FREEMAN, C. The economics of industrial innovation. 2 ed. London: Frances Pinter, 1982.
JASKYTE, K; DRESSLER, W. Studying culture as an integral aggregate variable: organizational culture
and innovation in a group of nonprofit organizations. Field Methods, 16(3), 265-284. 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1525822X03262281
doi: 10.1177/1525822X03262281. Disponível em: <http://fmx.sagepub.com/content/16/3/265>.
Acesso em: 20 abr. 2015.
JEKINS, H. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KAASA, A; VADI, M. How does culture contribute to innovation? Evidence from European countries.
Economics of Innovation and New Technology, 19(7), 2010. Disponível em: <http://www.mtk.
ut.ee/sites/default/files/mtk/RePEc/mtk/febpdf/febawb63.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.
KNOX, S. The boardroom agenda: developing the innovative organization. Corporate Governance, 2(1), DOI: https://doi.org/10.1108/14720700210418698
27-36. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1108/14720700210418698>. Acesso em: 10
fev. 2015.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2 ed.
São Caetano, SP: Difusão Editora, 2008.
MARX, O. Organização do trabalho para inovação: uma avaliação crítica dos projetos e da implantação
de trabalho em grupos com autonomia. São Paulo: Atlas, 2011.
111 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
Competência em comunicação e cultura de inovação nas organizações
v. 17, n. 33 (95-111) jan-abr 2016
MOURA, H.; KRUMHOLZ, I. A criação de uma cultura de inovação em empresas de Tecnologia da
Informação apoiada pelos métodos do Design Estratégico. 2010. Disponível em:
anhembi.br/congressodesign/anais/artigos/69523.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2015.
OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 2005. Disponível
em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2015.
OLIVEIRA JR, M. Competências essenciais e conhecimento na empresa. In: FLEURY; M.; OLIVEIRA
JR, M. (orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e
competências. São Paulo: Atlas, 2008. p. 121-156.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto
Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PREGO, J. Cómo crear una cultura de innovación que funcione. 2014. Disponível em: <https://zmx.bauru.
unesp.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=48888&part=2.>. Acesso em: 18 jul. 2015.
SANTOS, B.B.M. Apropriação do conceito de competência na prática social. ANPUH. 2006. Disponível em:
<http://www.rj.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Beatriz%20Boclin%20Marques%20
dos%20Santos.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2015.
SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
STEELE, J; MURRAY, M. Creating, supporting and sustaining a culture of innovation. Engineeering,
Construction and Architectural Management, 11(5), 316-322. doi: 10.1108/09699980410558502, DOI: https://doi.org/10.1108/09699980410558502
2004. Disponível em: < http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/09699980410558502>.
Acesso em: 20 mar. 2015.
STEVENS, T. Gerenciamento das idéias. HSM Management. São Paulo, n. 6, p. 70-73, jan./fev., 1998.
TERRA, J.C.C; RIJNBACH, C.B.V. Cultura de inovação. Fórum Terra. (s/d). Disponível em:
biblioteca.terraforum.com.br/BibliotecaArtigo/CulturadeInovacao.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2015.
TIDD, J; BESSANT, J; PAVITT, K. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ZMOGINSK, A. et al. Co-criação de valor: inovação no modelo de negócio obtendo vantagem competitiva.
2009. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/dhtm/seer/index.php/jovenspesquisadores/
article/view/800>. Acesso em: 30 fev. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Maria Eugênia Porém, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Raquel Cabral, Roseane Andrelo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

