Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies

Autores

  • Regina Rossetti

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol14n27.2262

Palavras-chave:

comunicação e inovação

Resumo

A inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Rossetti

Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS. Doutora em Filosofia pela USP com pós-doutoramento.

Downloads

Publicado

2013-10-27