Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies

Autores

  • Regina Rossetti

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol14n27.2262

Palavras-chave:

comunicação e inovação

Resumo

A inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada. Como objeto de discussão acadêmica, a inovação não apresenta uma definição unívoca, pois muitos são os entendimentos possíveis acerca deste conceito e maior ainda o número de termos correlatos. O objetivo deste artigo é fornecer um quadro de categorias de inovação que possam ser utilizadas nas pesquisas em Comunicação. Para definição dos diversos conceitos de inovação pertencentes ao quadro de categorias é feito um levantamento dos vários entendimentos de inovação presentes nos estudos teóricos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, em particular, na Filosofia. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e os referenciais teóricos são advindos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente, da Comunicação e da Filosofia. Espera-se com essa pesquisa mapear alguns modos de se dizer o ser da inovação e ampliar as possibilidades de pesquisa sobre inovação no campo da Comunicação. 

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Biografia do Autor

Regina Rossetti

Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS. Doutora em Filosofia pela USP com pós-doutoramento.

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Publicado

2013-10-27

Como Citar

Rossetti, R. (2013). Categorias de inovação para os estudos em Comunicação - Categories of innovation for communication studies. Comunicação & Inovação, 14(27), 63–72. https://doi.org/10.13037/ci.vol14n27.2262