<i>Lead</i> jornalístico: origens históricas e crítica prospectiva

Autores

  • Mônica Pegurer Caprino USCS
  • Regina Rossetti USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.673

Palavras-chave:

Lead Jornalístico, Lead e História, Jornalismo e Filosofia

Resumo

A partir da discussão sobre as origens históricas do lead, remetida por muitos autores à Antigüidade Grega, este artigo mostra que o lead aproxima-se também da lógica formal, de Aristóteles, e não somente de seu tratado de Retórica. Passando pela imprensa americana do século XIX, chega-se à discussão atual sobre o futuro do lead, condenado por muitos à rápida extinção na imprensa escrita, mas ainda remanescente na maioria dos textos noticiosos da imprensa diária brasileira.

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Biografia do Autor

Mônica Pegurer Caprino, USCS

Doutora em Comunicação Social, pela Umesp; professora na Universidade IMES e na Umesp; pesquisadora do NECI - Núcleo de Estudos em Comunicação e Inovação.

Regina Rossetti, USCS

Doutora e pós-doutora em Filosofia pela USP; professora na Universidade IMES e na Umesp; pesquisadora do NECI - Núcleo de Estudos em Comunicação e Inovação.

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Como Citar

Caprino, M. P., & Rossetti, R. (2010). <i>Lead</i> jornalístico: origens históricas e crítica prospectiva. Comunicação & Inovação, 8(14). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.673