Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6409Resumo
Este artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles.
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Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goulart
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