A telepoética em Chiquititas (SBT): narrativa e estilo na ficção seriada infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6010

Palavras-chave:

Telepoética, Narrativa, Estilo

Resumo

Enquanto a telepoética denomina o modo de criação de um produto televisual, a estrutura melodramática se sobressai na produção de ficções seriadas televisivas. Ainda que as narrativas brasileiras busquem um itinerário tramático para chamar de seu, o SBT parece privilegiar os elementos do melodrama tradicional latino-americano. Neste artigo, com o objetivo de verificar a estrutura narrativa e as marcas estilísticas em uma obra de ficção televisiva direcionada a crianças e pré-adolescentes, adotou-se Chiquititas (2013-2015) como recorte, a partir de uma metodologia que articula estudos narrativos e estilísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Universidade de Sorocaba

Pesquisador de pós-doutorado com o projeto 'Nuances poéticas nas narrativas midiáticas infantis e juvenis' (PPGCC/Uniso). Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Líder do grupo de estudos em Narrativas Midiáticas Infantis e Juvenis (Uniso/CNPq). Membro dos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Autor de 'Estilo SBT de comunicar', 'Mídia, narrativa e estilo', 'Estilística aplicada à websérie', entre outros livros acadêmicos e literários. Contato: jp_hergesel@hotmail.com. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0081045915422658.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Hergesel, J. P. (2019). A telepoética em Chiquititas (SBT): narrativa e estilo na ficção seriada infantojuvenil. Comunicação & Inovação, 20(44). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6010