APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS POR COMUNIDADES LOCAIS E GRUPOS POPULARES: análise de conteúdo da cartilha do curso prático de midiativismo promovido pela CONTAG
Content Analysis of the Practical Media Activism Course Handbook Promoted by CONTAG
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239373Palavras-chave:
midiativismo, apropriação midiática, comunidades popularesResumo
Este artigo objetiva discorrer sobre a apropriação das mídias por parte de comunidades populares com base em cartilha do curso de midiativismo da CONTAG. Fez-se uso da análise de conteúdo (Franco, 2012), com embasamento nos conceitos de ressignificação das mídias, globalização e formação do sujeito contemporâneo (Thompson, 2008; Silverstone, 2005; Santos, 1997; Giddens, 2002). Por fim, pôde-se verificar que, por meio do midiativismo, comunidades em condição vulnerável são capazes de se apropriar das novas tecnologias, explorando suas potencialidades conforme suas necessidades no enfrentamento à opressão do capital globalizado.
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Referências
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