APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS POR COMUNIDADES LOCAIS E GRUPOS POPULARES: análise de conteúdo da cartilha do curso prático de midiativismo promovido pela CONTAG

Content Analysis of the Practical Media Activism Course Handbook Promoted by CONTAG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239373

Palavras-chave:

midiativismo, apropriação midiática, comunidades populares

Resumo

Este artigo objetiva discorrer sobre a apropriação das mídias por parte de comunidades populares com base em cartilha do curso de midiativismo da CONTAG. Fez-se uso da análise de conteúdo (Franco, 2012), com embasamento nos conceitos de ressignificação das mídias, globalização e formação do sujeito contemporâneo (Thompson, 2008; Silverstone, 2005; Santos, 1997; Giddens, 2002). Por fim, pôde-se verificar que, por meio do midiativismo, comunidades em condição vulnerável são capazes de se apropriar das novas tecnologias, explorando suas potencialidades conforme suas necessidades no enfrentamento à opressão do capital globalizado.

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Biografia do Autor

Ricardo Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e graduado em Jornalismo também pela PUC-Campinas. Possui especialização em Gestão de Conteúdo em Comunicação: Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é jornalista no SINTPq - Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia/SP. Tem experiência na área de comunicação e assessoria de imprensa, com ênfase em comunicação institucional.

João Paulo Hergesel, Universidade Católica de Campinas

Pesquisador de pós-doutorado com o projeto 'Nuances poéticas nas narrativas midiáticas infantis e juvenis' (PPGCC/Uniso). Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Líder do grupo de estudos em Narrativas Midiáticas Infantis e Juvenis (Uniso/CNPq). Membro dos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Autor de 'Estilo SBT de comunicar', 'Mídia, narrativa e estilo', 'Estilística aplicada à websérie', entre outros livros acadêmicos e literários. Contato: jp_hergesel@hotmail.com. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0081045915422658.

Referências

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

Andrade, J. R., & Hergesel, J. P. (2024). APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS POR COMUNIDADES LOCAIS E GRUPOS POPULARES: análise de conteúdo da cartilha do curso prático de midiativismo promovido pela CONTAG: Content Analysis of the Practical Media Activism Course Handbook Promoted by CONTAG. Comunicação & Inovação, 24, e20239373. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239373