APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS POR COMUNIDADES LOCAIS E GRUPOS POPULARES: análise de conteúdo da cartilha do curso prático de midiativismo promovido pela CONTAG
Content Analysis of the Practical Media Activism Course Handbook Promoted by CONTAG
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239373Palavras-chave:
midiativismo, apropriação midiática, comunidades popularesResumo
Este artigo objetiva discorrer sobre a apropriação das mídias por parte de comunidades populares com base em cartilha do curso de midiativismo da CONTAG. Fez-se uso da análise de conteúdo (Franco, 2012), com embasamento nos conceitos de ressignificação das mídias, globalização e formação do sujeito contemporâneo (Thompson, 2008; Silverstone, 2005; Santos, 1997; Giddens, 2002). Por fim, pôde-se verificar que, por meio do midiativismo, comunidades em condição vulnerável são capazes de se apropriar das novas tecnologias, explorando suas potencialidades conforme suas necessidades no enfrentamento à opressão do capital globalizado.
Downloads
Referências
BARBOSA, Jonismar Alves; FERRER, Gabriel Real. O agronegócio da soja e as violações do direito à cidadania e ao desenvolvimento rural: um estudo de caso das comunidades locais de Santarém-PA, Brasil. Conpedi Law Review, Florianópolis, v. 1, n. 12, p. 34-53, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i12.3485. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3485/0. Acesso em: 30 nov. 2023.
DIAS, Marlon; BORELLI, Viviane. Processualidades do midiativismo no acontecimento “Eu não mereço ser estuprada”. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (org.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. CEFET-MG: Belo Horizonte, 2018. p. 838-859.
ENFOC. Curso prático de midiativismo: disputando a narrativa em defesa da Amazônia, nas ruas, nas florestas, nas águas, nas redes sociais e nas ondas sonoras (cartilha). Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). Belém, 2021. Disponível em: http://www.enfoc.org.br/noticias/detail/779. Acesso em: 30 nov. 2023.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília: Líber Livro, 2012.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Hucitec, 1997.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, 2005.
TAVARES, Rayla de Lima; CONCEIÇÃO, Francilene da Sales; CASTRO FILHO, Antonio Celso Serique de. resistências dos movimentos sociais e ongs frente ao avanço do agronegócio no oeste da Amazônia paraense. Geografia, Londrina, v. 29, n. 1, p. 45-64, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/36990. Acesso em: 30 nov. 2023.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Andrade, João Paulo Hergesel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.