O PODCAST como prática pedagógica: Uma experiência de inovação nas aulas de comunicação e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8330Palavras-chave:
Prática pedagógica; Inovação; Aprendizagem significativa.Resumo
Este texto tem como objetivo relatar a experiência de uma prática pedagógica inovadora, realizada no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, com o protagonismo de estudantes tanto no processo de ensino-aprendizagem como na promoção da cidadania para a comunidade externa, por meio da socialização de saberes úteis à sociedade. Entre as estratégias de aprendizagem utilizadas nas aulas, damos destaque à produção de podcasts. Os resultados apontam a importância do uso de práticas pedagógicas que envolvem os discentes e transformam as aprendizagens mais significativas.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, 238 p.
CARBONELL, J. A aventura de inovar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.
GAULEJAC, V. de. O âmago da discussão: sociologia do indivíduo à sociologia do sujeito. Cronos, Natal, RN, v. 5/6, n. 1/2, p. 59-77, jan./dez. 2004/2005.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Controvérsias paradigmáticas, contradições e confluências emergentes. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. São Paulo: Artmed; Bookman, 2006. p. 169-192.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 2 out. 2021.
PERRENOUD, P.; MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto
Alegre: Artmed, 1999.
SAVIANI, D. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. (org.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1989. p. 15-29.
TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Revista Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 2 de out. 2021.
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CARTARINA. Curso de publicidade e propaganda lança o podcast comunicação e sociedade. 2021a. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/noticias/single/curso-de-publicidade-e-propaganda-lanca-o-podcast-comunicacaeo-e-sociedade. Acesso em: 5 nov. 2021.
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Publicidade e Propaganda. 2021b. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/cursos/graduacao/publicidade-e-propaganda/disciplinas/2033/100/P/2. Acesso em: 17 dez. 2021.
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Curso de publicidade e propaganda lança o podcast comunicação e sociedade. 4 nov. 2021c. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/noticias/single/curso-de-publicidade-e-propaganda-lanca-o-podcast-comunicacaeo-e-sociedade. Acesso em: 5 nov. 2021.
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Publicidade e Propaganda. Spotify, Podcast comunicação e sociedade. 1 nov. 2021d. Disponível em: https://open.spotify.com/show/7w2QZGFQt10XjteVqPHWCT. Acesso em: 17 de dez.2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Neiva Furlin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.