O PODCAST como prática pedagógica: Uma experiência de inovação nas aulas de comunicação e sociedade

Autores

  • Neiva Furlin UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8330

Palavras-chave:

Prática pedagógica; Inovação; Aprendizagem significativa.

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar a experiência de uma prática pedagógica inovadora, realizada no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, com o protagonismo de estudantes tanto no processo de ensino-aprendizagem como na promoção da cidadania para a comunidade externa, por meio da socialização de saberes úteis à sociedade. Entre as estratégias de aprendizagem utilizadas nas aulas, damos destaque à produção de podcasts. Os resultados apontam a importância do uso de práticas pedagógicas que envolvem os discentes e transformam as aprendizagens mais significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Furlin, UNOESC

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado sanduíche na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM); graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE).

Referências

REFERÊNCIAS

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, 238 p.

CARBONELL, J. A aventura de inovar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

GAULEJAC, V. de. O âmago da discussão: sociologia do indivíduo à sociologia do sujeito. Cronos, Natal, RN, v. 5/6, n. 1/2, p. 59-77, jan./dez. 2004/2005.

LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Controvérsias paradigmáticas, contradições e confluências emergentes. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. São Paulo: Artmed; Bookman, 2006. p. 169-192.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 2 out. 2021.

PERRENOUD, P.; MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto

Alegre: Artmed, 1999.

SAVIANI, D. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. (org.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1989. p. 15-29.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Revista Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 2 de out. 2021.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CARTARINA. Curso de publicidade e propaganda lança o podcast comunicação e sociedade. 2021a. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/noticias/single/curso-de-publicidade-e-propaganda-lanca-o-podcast-comunicacaeo-e-sociedade. Acesso em: 5 nov. 2021.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Publicidade e Propaganda. 2021b. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/cursos/graduacao/publicidade-e-propaganda/disciplinas/2033/100/P/2. Acesso em: 17 dez. 2021.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Curso de publicidade e propaganda lança o podcast comunicação e sociedade. 4 nov. 2021c. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/noticias/single/curso-de-publicidade-e-propaganda-lanca-o-podcast-comunicacaeo-e-sociedade. Acesso em: 5 nov. 2021.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Publicidade e Propaganda. Spotify, Podcast comunicação e sociedade. 1 nov. 2021d. Disponível em: https://open.spotify.com/show/7w2QZGFQt10XjteVqPHWCT. Acesso em: 17 de dez.2021.

Downloads

Publicado

2022-04-29