Divulgação científica e discurso
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.678Palavras-chave:
Divulgação Científica, Discurso de Divulgação Científica, Discurso Científico, Discurso JornalísticoResumo
Este artigo objetiva discutir as especificidades do discurso de divulgação científica (DC), a partir da caracterização do discurso científico e do discurso jornalístico. O intuito é mostrar a relevância da DC e do jornalismo científico, ambos instrumentos essenciais para a aproximação entre produção científica e sociedade, em face do caráter eminentemente social da ciência. A princípio, ao mesmo tempo em que o texto aponta as características do discurso científico e do discurso jornalístico, ele discute a sua circulação, respectivamente, no âmbito da comunidade científica e do grande público. A seguir, apresenta-se o discurso de divulgação científica como fusão dos dois discursos, científico e jornalístico, privilegiando a função informativa e assumindo um caráter metalingüístico. As inferências constatam o discurso de divulgação científica como interseção dos discursos científico e jornalístico, embora, na prática, enfrente condições adversas, vinculadas à realidade contextual.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos autorais (c) 1969 Maria das Graças Targino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.
Como Citar
Divulgação científica e discurso. (2010). Comunicação & Inovação, 8(15). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.678

