Internet das Coisas e sistemas inteligentes no jornalismo: o conceito de presença diluído entre as narrativas da complexidade urbana

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos Professor de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias da Universidade Federal do Maranhão (Labcom/UFMA).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3769

Palavras-chave:

Internet das Coisas. Narrativas digitais. Realidade virtual.

Resumo

Este artigo discute a capacidade de integraçãode redes e fluxos informativos no ambientedas cidades a partir de sistemas inteligentes nosuporte ao processo de produção jornalística.Partindo de uma hierarquia expandida de emissores,que inclui entes não humanos conectadosa partir da categoria que se convencionouchamar de Internet das Coisas (IoT), apresentamoso modelo de jornalismo de inserção e suapossível utilidade para aumentar a percepção derelevância entre os consumidores de conteúdo,permitindo também a exploração de novas formasnarrativas. O trabalho relata ainda a iniciativa,ora em andamento, de transpor o modeloteórico descrito em uma prova de conceito aplicadachamada de projeto Jumper, um ambienteimersivo para a distribuição de notícias, suportadopor ambientes urbanos com alta densidadede conexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, Professor de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias da Universidade Federal do Maranhão (Labcom/UFMA).

Professor da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP . Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias - LABCOM / UFMA .

Downloads

Publicado

2016-06-20