Civilizar para consumir: as favelas e os processos civilizatórios no documentário seriado No reservations

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Sociologia pela Sorbonne.
  • Ana Teresa Gotardo Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3894

Palavras-chave:

Imaginários. Cidade. Consumo.

Resumo

Este artigo aborda os imaginários em torno dasfavelas da cidade do Rio de Janeiro no documentárioseriado sobre turismo No Reservations, deAnthony Bourdain. Por meio de uma análise crítica,percebe-se que o episódio apresenta as UPPs eas oportunidades no esporte, mais especificamenteno Jiu-Jitsu, como formas de alcançar uma vidamais “digna” e “desejada” – ou, sob outra perspectiva,como processos civilizadores, dentro deum contexto no qual a favela se tornaum produtoa ser consumido, enquanto novo destino turísticoda “cidade dividida”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Sociologia pela Sorbonne.

Professor associado do Programa de pós-graduação em Comunicação da UERJ. Doutor em sociologia pela Sorbonne (1993). Estágio sênior na Universidade Paul Valéry - Montpellier III entre outubro de 2015 e agosto de 2016.

Ana Teresa Gotardo, Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutoranda em Comunicação pela UERJ. Mestre em Comunicação pela UERJ. Pós-Graduada em Marketing Estratégico pela PUC-RS. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS. Relações Públicas na UFF.

Downloads

Publicado

2016-06-20