No muro, na roupa, na pele: o personagem na paisagem urbana

Autores

  • João Batista Cardoso Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) com pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3915

Palavras-chave:

Ambiente urbano. Personagem. Apropriação.

Resumo

Este artigo discute os diferentes modos de exibiçãodas imagens de personagens de histórias em quadrinhos no ambiente urbano. Apesar de protegidas por copyright, essas imagens são ostentadas indevidamente em locais públicos. Esse tipo deapropriação visa a difundir discursos variados,que envolvem desde posicionamentos políticosa relatos pessoais. Tais discursos materializam-seem suportes provisórios e permanentes: muros,fachadas, veículos e, até mesmo, no próprio corpohumano que transita pela cidade. Ainda quetenham caráter subversivo, essas práticas revelammodos criativos de falar sobre a cidade e ocidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Cardoso, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) com pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-doutorado pela ECA-USP; Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS; Líder do Grupo de Pesquisa "O signo Visual nas mídias";

Downloads

Publicado

2016-06-20