Presença social como abordagem metodológica em estudos de comunicação política no ambiente virtual: adaptações das categorias instituídas por Rourke
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6238Keywords:
Presença Social, Comunicação Política, Comunicação virtual, Facebook, Metodologia científica.Abstract
Este artigo aborda como a noção de presença social tem sido usada nos trabalhos de comunicação política em ambientes virtuais a partir da categorização de Rourke et. al (2001). Ao se debater o conceito de presença social e constatar a ausência de trabalhos acadêmicos com essa abordagem, resgata-se um estudo que adaptou as categorias instituídas pelos autores para identificar a presença social de políticos no Facebook no contexto de uma campanha eleitoral. A discussão indica o uso da teoria como método inovador de pesquisa, sugerindo a ampliação das categorias a partir da coleta de dados em fóruns virtuais abertos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Arquimedes Pessoni, Rita Donato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.