A inovação aberta no desenvolvimento das agências de fact-checking durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.8074

Palavras-chave:

inovação aberta, ecossistema jornalístico, fact-checking

Resumo

Esta pesquisa busca entender processos inovadores no jornalismo à luz do conceito de inovação aberta e de ecossistema jornalístico. Para isso, realiza uma sistematização da literatura e uma pesquisa empírica baseada em estudos de casos múltiplos de três agências de fact-checking, Lupa e Aos Fatos (no Brasil) e Chequeado (Argentina), como atores jornalísticos inovadores. O estudo compreendeu o desenvolvimento de produtos e processos em inovação aberta como resposta à urgente demanda por informação e por verificação de conteúdos falsos na pandemia do coronavírus em 2020. 

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Biografia do Autor

Carlos Franciscato, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), especialização em Ciência Política pela PUC/RS (1991), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003). É professor titular da Universidade Federal de Sergipe. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor (2007-2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, teoria do jornalismo, jornalismo online, pesquisa aplicada e história do jornalismo.

Ana Laura Farias , Universidade Federal de Sergipe

Jornalista da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Marketing Digital pela Faculdade Dom Bosco. Possui experiência em jornalismo científico, político e econômico, em meios de comunicação impressos e online. Também atuou em assessorias de imprensa públicas e privadas e na gestão de redes sociais de empresas privadas e instituições públicas. Tem experiência profissional nos estados de Pernambuco (2012-2016), Ceará (2016-2017) e Sergipe (desde 2018).

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Publicado

2021-12-03