Post-truth: language, technology, social behavior, and ethics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8111

Keywords:

Post-truth, Social behavior, Ethics

Abstract

This article addresses post-truth as a social phenomenon. It exposes the evolution of language and senses and discusses information and communication technologies, and the acceleration of the speed and extend of information. Furthermore, it addresses the ethics of what information is produced as well as the contradictions and challenges in relation to the post-truth. Finally, it highlights the pedagogical implications for this post-truth moment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Roberto Paludo

Doutor e Mestre em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Máster em Ciência Política Aplicada pela FIIAPP (Madrid/Espanha, 2007) e graduado em História pela UNIJUI (1997). Professor colaborador do Mestrado Profissional de Práticas Transculturais na Unifacvest (Lages/SC); professor visitante de Pós-Graduação (Celer Faculdades; Cesurg em Sarandi (RS); Fasa em Santo Angelo (RS)); Foi professor de graduação no curso de Administração da UNIVALI (campus São José/SC), graduação no curso de filosofia UNISUL Virtual (Palhoça - SC) e professor de história no ensino médio na rede pública estadual (SED-SC). Textos publicados em revistas científicas e capítulo de livros. Produção de conteúdo para ensino à distância nível e graduação Unifacvest e Ânima e nível de pós-graduação para Instituto Invicto. Membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo e foi membro do corpo Editorial da Revista Em Tese (UFSC) e parecerista de Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS. Tem experiência em mediação de planejamento estratégico consultoria em gestão de recursos humanos no setor público e privado, desenvolvimento regional e articulador do evento Educar Transforma. 

Kátia Muck, Centro Universitário Facvest

Doutora em Inglês - Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos). Mestre em Língua Inglesa - Linguística Aplicada pela UFSC, e Licenciada e Bacharel em Letras - Língua Inglesa eLiteraturas de Língua Inglesa pela mesma instituição universitária. Atua no Mestrado Profissional em Práticas Transculturais no Centro Universitário FACVEST. É líder do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias no Processo Ensino/Aprendizagem - NOTEN, e integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa de Gestão da Informação, Qualidade e Tecnologia; e Linguagem e Direito, na linha de pesquisa de Linguística Forense. Áreas de interesses em pesquisa: revisão por pares, educação a distância, e-learning, análise de big data, aprendizagem no trabalho, formação de professores, avaliação de curso, análise do discurso e linguística forense.

References

AMON, D.; IDIART, S. A. Linguagem: uma abordagem histórica e conceitual para a compreensão e crítica à pós-verdade. In: GUARESCHI; AMON; GUERRA. Psicologia, Comunicação e Pós-Verdade. Florianópolis: Abrasp, 2017. p. 53-81.

AMON, D. O contexto socioantropológico da pós-verdade. In: GUARESCHI; AMON; GUERRA. Psicologia, Comunicação e Pós-Verdade. Florianópolis: Abrasp, 2017. p. 45-52.

ARENDT, H. Thinking and Moral Considerations: A Lecture. Social Research, 38. Autumn, 1971.

BARAN, P. On Distributed Communications: introdution to distributed communications networks. California: The Rand Corporation, 1964.

BARRERA, O. et. Al. Facts, alternative facts, and fact checking in times of post-truth politics. Journal of Public Economics, 182, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2019.104123

BARTHES, R. A atividade estruturalista. In: BARTHES, R. Crítica e verdade. Trad. Geraldo Gerson de Souza, São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.

BARZILAI, S.; CHINN, C. A. A review of educational responses to the “post-truth” condition: Four lenses on “post-truth” problems. Educational Psychologist. vol. 55, n. 3, p. 107–119, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1786388

BOTTÉRO, J. A escrita e a Formação da Inteligência na Mesopotâmia Antiga. In: BOTTÉRO, J.; MORRISON, K. (Org.) Cultura, pensamento e escrita. São Paulo: Ática, 1995, p. 9-46.

CASSIRER, E. Linguagem e mito. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

CASTELLES, M. A mudança está na cabeça das pessoas. Revista Época, 11/10/2013.

DELMAZO, C; VALENTE, J. C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, vol. 18, n. 1, 2018. Coimbra University Press. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_11

ECO, U. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1980.

FANTINI, J. A. Política como religião: ciberdemocracia e intolerância nas novas mídias. Rev. ComCiência, Dossiê 186 Unicamp, Março, 2017. Disponível em: https://www.comciencia.br/pos-verdade-e-pos-falsidade/#more-940

GENESINI, S. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP. São Paulo, n. 116, p. 45-58, janeiro/fevereiro/março, 2018.

GUERRA, A.; BARBOSA, C. Crítica e Pós-Verdade. In: GUARESCHI; AMON; GUERRA. Psicologia, Comunicação e Pós-Verdade. Florianópolis: Abrasp, 2017. p. 101-160.

JANDRIC, P.; MCLAREN, P. Critical intellectuals in postdigital times. Policy Futures in Education. p. 1-14. Outubro, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1478210320964372

KEYES, R. The Post-Truth Era: Dishonesty and Deception in Contemporary Life. New York: St. Martin Press, 2004.

MARK, L. Por que as pessoas acreditam nas teorias da conspiração, e como conseguir que mudem de opinião. Os fatos e os argumentos racionais não são muito eficazes na hora de alterar as crenças. Jornal El País, 26/08/2017. Disponível em < https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/23/ciencia/1503498083_674014.html>. Acessado em novembro 2019.

MUIS, K. et. al. The catcher in the lie: The role of emotions and epistemic judgments in changing students’ misconceptions and attitudes in a post-truth era. Contemporary Educational Psychology. vol. 62, p. 1-16. Julho, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2020.101898

OUP, 2020. Word of the Year 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/

PALUDO, J.R. Pós-verdade: Linguagem, tecnologia e ética. Publicação de Resumo. https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/84a76-anais_2019.pdf

PETERS, M. et. al. A viral theory of post-truth. Educational Philosophy and Theory. p. 1-9. Abril, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1750090

PROCTOR, R. Agnotology: a missing term to describe the cultural production of ignorance. In: PROCTOR; SCHEIBINGER. Agnotology: The Making and Unmaking of Ignorance. California: Stanford University Press, 2008.

SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Edição crítica de Rudolf. Engler, vol.1. Wiesbaden: Otto Harrassowitz, 1968

SCHOPENHAEUER, A. A arte de ter razão: 38 estratagemas. Petrópolis, Vozes, 2017.

SHELTON, T. A post-truth pandemic? Big Data & Society. p. 1–6. Julho-Dezembro, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951720965612

THOPSON, J. B. O Escândalo Político: poder e visibilidade da era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.

VAROL, O et. al. Online Human-Bot Interactions: Detection, Estimation, and Characterization. Computer Science > Social and Information Networks. Março/2017. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1703.03107

VOGT, C. A. Pós Verdade e Pós Falsidade. Rev. ComCiência, Dossiê 186 Unicamp, Março, 2017. Disponível em: https://www.comciencia.br/pos-verdade-e-pos-falsidade/#more-940

WOLLEY, S. O poder de automação: interferência de bots sociais na política global. Rev. ComCiência, Dossiê 186 Unicamp, Março, 2017. Disponível em: https://www.comciencia.br/pos-verdade-e-pos-falsidade/#more-940

WOLTON, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.

ZEMBYLAS, M. Affirmative critique as a practice of responding to the impasse between post-truth and negative critique: pedagogical implications for schools. Critical Studies in Education. p. 1-16. Fevereiro, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17508487.2020.1723666

Published

2022-04-29