Pós-verdade: linguagem, tecnologia, comportamento social e ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8111

Palavras-chave:

Pós-verdade, Comportamento social, Ética

Resumo

Este artigo aborda a pós-verdade como fenômeno social. Ele expõe a evolução da linguagem e dos sentidos e discorre sobre as tecnologias de informação e comunicação, e a aceleração da velocidade e alcance das informações. Além disso, aborda a ética sobre quais informações são produzidas assim como as contradições e desafios em relação à pós-verdade. Por fim, ressalta as implicações pedagógicas para esse momento de pós-verdade.

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Biografia do Autor

José Roberto Paludo

Doutor e Mestre em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Máster em Ciência Política Aplicada pela FIIAPP (Madrid/Espanha, 2007) e graduado em História pela UNIJUI (1997). Professor colaborador do Mestrado Profissional de Práticas Transculturais na Unifacvest (Lages/SC); professor visitante de Pós-Graduação (Celer Faculdades; Cesurg em Sarandi (RS); Fasa em Santo Angelo (RS)); Foi professor de graduação no curso de Administração da UNIVALI (campus São José/SC), graduação no curso de filosofia UNISUL Virtual (Palhoça - SC) e professor de história no ensino médio na rede pública estadual (SED-SC). Textos publicados em revistas científicas e capítulo de livros. Produção de conteúdo para ensino à distância nível e graduação Unifacvest e Ânima e nível de pós-graduação para Instituto Invicto. Membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo e foi membro do corpo Editorial da Revista Em Tese (UFSC) e parecerista de Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS. Tem experiência em mediação de planejamento estratégico consultoria em gestão de recursos humanos no setor público e privado, desenvolvimento regional e articulador do evento Educar Transforma. 

Kátia Muck, Centro Universitário Facvest

Doutora em Inglês - Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos). Mestre em Língua Inglesa - Linguística Aplicada pela UFSC, e Licenciada e Bacharel em Letras - Língua Inglesa eLiteraturas de Língua Inglesa pela mesma instituição universitária. Atua no Mestrado Profissional em Práticas Transculturais no Centro Universitário FACVEST. É líder do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias no Processo Ensino/Aprendizagem - NOTEN, e integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa de Gestão da Informação, Qualidade e Tecnologia; e Linguagem e Direito, na linha de pesquisa de Linguística Forense. Áreas de interesses em pesquisa: revisão por pares, educação a distância, e-learning, análise de big data, aprendizagem no trabalho, formação de professores, avaliação de curso, análise do discurso e linguística forense.

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Publicado

2022-04-29