DESENVOLVIMENTISMO E CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA: uma análise semiótica
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238778Keywords:
Semiótica, desenvolvimentismo, ficçao científicaAbstract
Through the bias of Narrative Semiotics and Cultural Studies, this paper analyze how the developmental essay present in the first three cycles of PT administration of Brazilian federal government was represented in science fiction cinema. The corpus is composed by the films O Homem do Futuro (2011), by Cláudio Torres, and Branco Sai, Preto Fica (2014), by Adirley Queirós. The final result demonstrates two antagonistic versions regarding the policies adopted in the analyzed period.
Downloads
References
ANDRADE, M.E.S. O ensaio desenvolvimentista no cinema brasileiro de ficção científica. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10072019-123034/pt-br.php>. Acesso em 18 set. 2022.
BANCO Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A economia brasileira: conquistas dos últimos 10 anos e perspectivas para o futuro. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/961/1/A%20economia%20brasileira-conquistas%20dos%20ultimos%20dez%20anos%20_P-final_BD.pdf >. Acesso em 25 ago. 2022
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4 ed. São Paulo: Parma, 2005.
BRANCO sai, preto fica. Adirley Queirós. Brasil: Vitrine Filmes, 2014.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. 14 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FONSECA, P. C. D. “Gênese e precursores do desenvolvimentismo no Brasil”. Pesquisa e Debate, v. 26, n. 2, 2014.
GREIMAS, A. J.; RASTIER, F. Interazioni delle costrizioni semiotiche. In: Del senso. Milão: Bompiani, 1974.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 12 ed. Tradução: Guacira Lopes Louro; Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014
HOLANDA, S. B. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. Coleção Grandes nomes do pensamento brasileiro. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.
JAMESON, F. Archaeologies of the future: the desire called utopia and other science fictions. Londres/Nova Iorque: Verso, 2005.
KELLNER, D. A Cultura da Mídia. Bauru: EDUSC, 2001.
MILNER, A. Estudos Culturais. In: WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Trad: Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2007.
MORAIS, L; SAAD-FILHO, A. “Da economia política à política econômica: o novo desenvolvimentismo e o governo Lula”. Revista de Economia Política. v.31, n.4, 2011.
MC Dodô. (intérprete). DJ Joseph Bh (produtor). Bomba Explode na Cabeça. Belo Horizonte, 2007.
NAGIB, L. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
O homem do futuro. Cláudio Torres. Brasil: Globo Filmes, 2011.
O invasor. Beto Brant. Brasil: Pandora Filmes; Europa Filmes, 2002.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SINGER, A. “Cutucando onças com varas curtas: o ensaio desenvolvimentista no
primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011-2014)”. Novos Estudos. v. 102, n. 1, 2015.
______. “A (falta de) base política para o ensaio desenvolvimentista”. In: SINGER, André, & LOUREIRO, I. (Ed), As contradições do lulismo: a que ponto chegamos? São Paulo: Boitempo, 2016.
SINGER, A.; LOUREIRO, I. “Elementos para uma cartografia do desenvolvimento
lulista”. In: SINGER, André; LOUREIRO, I. (Ed), As contradições do lulismo: a que ponto chegamos? São Paulo: Boitempo, 2016.
SUPPIA, A.; GOMES, P. “Por um cinema infiltrado: entrevista com Adirley
Queirós e Maurílio Martins a propósito de Branco Sai, Preto Fica (2014)”. Revista Digital de Cinema Documentário. v.18, n.1, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Maria Estela Silva Andrade, Paolo Demuru, Luís Paulo de Carvalho Piassi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.