The role of communication advisory within the context of mediatization

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238805

Keywords:

Communication advisory, Journalism, Mediatization

Abstract

In the context of the mediatization - branded by connectivity and convergence - mediation between companies and the society does not take place only through the traditional mass media. Considering this, the objective of this article is to understand the role of communication advisory in this context. The methodology employed was bibliographic research, using assumptions from authors such as Andreas Hepp, Nick Couldry, Mark Deuze and Henry Jenkins. The conclusion is that the communication advisory has become closer to the environment of communicational marketing, establishing dialoge with Marketing and Advertising.

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Author Biographies

Raphael Moroz Teixeira, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Comunicação e Linguagens (linha de pesquisa: Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais) pela Universidade Tuiuti do Paraná (2020) e membro do grupo de pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM), da mesma universidade. Além disso, é bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2010) e em Psicologia (2016) pela Universidade Positivo e possui especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012), em Gestão da Comunicação Organizacional pela FAE Business School (2017) e em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020). É autor dos livros "Algemadas - A trajetória de mães que adoeceram com a dependência química dos filhos" (Ed. Íthala) e "Expressão Oral - Como se comunicar bem em diferentes contextos" (Ed. InterSaberes). Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: midiatização; jornalismo; comunicação organizacional; assessoria de comunicação.

Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1989), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com pesquisa em Mídia e Conhecimento. Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, televisão, educação, comunicação organizacional e comunicação audiovisual. Atualmente, exerce a função de coordenadora do PPGCom/UTP. É diretora científica da Abrapcorp (gestão 2022-2024). Líder do Grupo de Pesquisa 'APURA VERDADE - investigação para o combate à desinformação' e membro do GP 'INCOM - Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais'. Também ministra aulas e desenvolve pesquisa em cursos de graduação da área de Comunicação no Centro Universitário Internacional - Uninter.

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Published

2023-05-08