PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239217

Keywords:

Transporte Público, Valor ao Usuário, Mobilidade Urbana

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções das empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros de Belo Horizonte - MG quanto ao valor atribuído pelos usuários aos serviços prestados por essas empresas. Assim, sugerir possibilidades de melhorias na prestação do serviço e consequente aumento da percepção de valor do usuário. Esse estudo teve um caráter exploratório e semiqualitativo, baseado no resultado de entrevistas com a alta administração das 15 maiores empresas de transporte público coletivo de Belo Horizonte. De forma geral, ficou evidenciado que a percepção dos Concessionários quanto aos principais itens de valor do usuário são aqueles relacionados ao tempo, ou seja, à rapidez na viagem, com pontualidade no cumprimento de horários, e ao financeiro, isto é, ao baixo custo da tarifa. Dentre as soluções inovadoras que eles apresentaram, destaca-se o desenvolvimento de Apps, de forma a tornar os serviços mais acessíveis, parcerias com startups (PAS) e uma maior proximidade com o cliente. Entretanto, não foi detalhado como essas soluções inovadoras poderiam gerar valor aos usuários.

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Author Biographies

Clever Soares de Andrade Júnior, Fundação Dom Cabral - São Paulo - SP - Brasil

 

Minicurrículo: Possui Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA (2006). Atualmente é Sócio Diretor - JGPV Administração e Participações LTDA, Diretor Financeiro - Lagoa Grande Energética S/A e Riacho Preto Energética S/A, Diretor Comercial e Sócio - Quatro Administradora e Corretora de Seguros LTDA, Diretor Financeiro - Pirapanema Energia S/A, Sócio Diretor - GMJ Participações Eireli e Ex Diretor Adjunto do Instituto de Transporte e Logística. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

 

Paulo Tarso Vilela de Resende, Fundação Dom Cabral

 

Minicurrículo: Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1987), mestrado em - Memphis State University (1991) e doutorado - University of Illinois - System (1994). Atualmente é professor e pesquisador do corpo permanente do mestrado profissional da Fundação Dom Cabral. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Logística Integrada, atuando principalmente nos seguintes temas: logística integrada, cadeias de suprimento, supply chain, mobilidade urbana, transportation planning e planejamento de transportes. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Logística e Supply Chain da Fundação Dom Cabral.

 

 

Athos Carlos Silva, Fundação Dom Cabral - São Paulo - SP - Brasil

 

Minicurrículo: Mestre em Administração pela FDC, especialista em Estratégia e Supply Chain. Atualmente, se dedica a explorar como ferramentas de forecasting podem mitigar as incertezas através de abordagens "se/então".  CEO do Grupo ACS, conjunto de empresas que atua nas áreas de consultorias, engenharias e construções de infraestruturas. Sob seu comando, as empresas do Grupo ACS foram reconhecidas e premiadas como uma das principais fornecedoras pelas maiores detentoras de infraestruturas de telecom do mundo. Professor Convidado na Fundação Dom Cabral, atua como Conselheiro, Professor e Consultor. Como Conselheiro, orienta a Rede Alumni da FDC, composta por mais de 30 mil membros. Como Professor, lidera projetos de pesquisa em Estratégia e Liderança, além de desenvolver materiais didáticos, correções de avaliações e feedbacks aos alunos. Já como Consultor, atua nas áreas relacionadas à Estratégia e Supply Chain, diagnosticando a logística de Grandes Organizações. Faz parte do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral, atuando em parceria com empresas e Instituições de Ensino de todo o globo.

 

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Published

2024-01-31

How to Cite

Júnior, C. S. de A., Resende, P. T. V. de, & Silva, A. C. (2024). PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES PARA ADIÇÃO DE VALOR PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO SOB O PONTO DE VISTA DOS CONCESSIONÁRIOS. Comunicação & Inovação, 24, e20239217. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239217