MAPEAMENTO E CARTOGRAFIA : um estudo sobre a aplicação dessas metodologias na Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239346Keywords:
Cartografia;, Mapeamento, Estado da ArteAbstract
Este estudo busca compreender como os pesquisadores têm se apropriado dos modelos metodológicos da Cartografia e do Mapeamento no campo da Comunicação. Para isso, este artigo buscou no Catálogo de Teses e Dissertações cadastrado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pesquisas que indicassem a utilização de uma das duas metodologias e estivessem disponíveis ao público até 2022, sem o fim data de partida. Conclusivamente, a pesquisa mostrou, entre outros, que em geral as terminologias mapeamento e cartografia não são utilizadas como sinônimos e a predominante é a cartografia. Isso se justifica, pois a cartografia é tratada por autores com mais de uma base filosófica, diferentemente da cartografia, que ainda busca uma definição mais precisa nas ciências sociais.
Downloads
References
ABRAJI. Gênero e Número. Mulheres no jornalismo Brasileiro. Relatório (2017). Disponível em: <http://www.mulheresnojornalismo.org.br/12901GNrelatorioV4.pdf>. Acesso em: 23 de junho de 2019.
ACSELRAD, H. Cartografias Sociais e Território (org). Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2008, p. 143-147.
AGUIAR, L. M. As potencialidades do pensamento geográfico: a cartografia de Deleuze e Guattari como método de pesquisa processual. In: Anais do 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Caxias do Sul/RS, 2010a, p.1-15,.
AGUIAR, S. Geografias da Comunicação como campo de estudos: um balanço inicial dos primeiros dez anos no Brasil. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belém/PA, 2019b, p. 1-15.
AGUIAR, S; LARANJEIRA, A. Cartografias digitais colaborativas: questões para as geografias da comunicação. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba/PR, 2017, p.1-15.
AZEVEDO, D. Revisão de Literatura, Referencial Teórico, Fundamentação Teórica e Framework Conceitual em Pesquisa – diferenças e propósitos. Working paper. p.427-443. Disponível em: < https://unisinos.academia.edu/DeboraAzevedo/Papers> Acesso em: 10.02.2023, 2016.
BERGAMO, A; MICK, J; LIMA, S. (Coord.). Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho: síntese dos principais resultados. Florianópolis: UFSC/FENAJ, 2012.
BIEMBENGUT, M. S. 2008. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.
BUENO T; ALVES M. Triangulação metodológica: conceitos e perspectivas de aplicação. Revista Ínterim, 2020, p. 188-204. INTERIN.
COMUNIQUE-SE. Mais de 15 mil mulheres estão ativas na imprensa brasileira. Número representa 37% do mercado do jornalismo no país (2019). Disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/mulheres-jornalistas-minoria/. Acesso em 03.03.2023.
DELEUZE, G. e PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
FILHO, K. P; TETI, M. M. A cartografia como método para as Ciências Humanas e Sociais. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.38, 2013.
FONSECA, T. M. G. & KIRST, P.G. Cartografia e devires: a construção do presente. Porto alegre: UFRGS, 2003.
BERGAMO, A; MICK, J; LIMA, S. “Perfil profissional do jornalismo brasileiro”, 2012. Disponível em: https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2016/01/pesquisa-perfil-jornalista-brasileiro.pdf Acesso em: 22/02/2019
KITCHENHAM, B; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
KITCHENHAM, B. 2004. Procedures for performing systematic reviews (Technical report). Recuperado de http://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf
LÉVY, J. Uma virada cartográfica? In: ACSELRAD, H. Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro: UFRJ, IPPUR, 2008, p. 153-167.
MACHADO, E.; PALACIOS, M. Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL. In: Lago, C.; BENETTI, M. (Org.). Metodologia de pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 199-222.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
MASSEY, D. Pelo Espaço – Uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MATTOS, Ângela Maria; SALGADO, Tiago Barcelos Pereira (Org). Cartografias do Comunicacional e Subjetividades. 1ed. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCom/UFMG, 2022.
MOHER, D; STEWART, L; SHEKELLE, P. All in the family: systematic reviews, rapid reviews, scoping reviews, realist reviews, and more. Systematic Reviews, vol. 4, no. 168, 2015.
MOREIRA, S. V. Da invisibilidade à visibilidade da Geografia na Comunicação: travessias de territórios em uma década. In: MOREIRA, Sonia Virgínia et al. (Org.). 10 anos: o percurso do grupo de pesquisa Geografias da Comunicação no Brasil. São Paulo: Intercom, 2019, p. 11-23.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisai intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
REIS, T. A. R. A cidade de notícias: um estudo do jornalismo de influência regional de Imperatriz no Maranhão. 2022. 259f. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022.
ROCHA, M. L. P. C. Matemática e Cartografia: Como a Cartografia pode Contribuir no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática? 128f. Dissertação (Mestrado) - Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará, Belém. 2004.
ROLNIK, S. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do desejo. Editora Estação Liberdade, São Paulo, 1989.
ROSÁRIO, Nísia Martins do et al. Um panorama da cartografia no Brasil uma investigação a partir das teses e dissertações da Comunicação entre 2010 e 2017. Revista Intercom, v. 44, p. 69-88, 2021.
____________________; COCA, Adriana Pierre. A cartografia como um mapa movente para a pesquisa em comunicação. Revista Comunicação & Inovação, v. 19, p. 34-48, 2018.
URIARTE, M. Z; NEITZEL, A. de A. A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação. Revista Educação Unisinos. p. 389-399, 2017.
WOTTRICH, Laura; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Org.). Experiências metodológicas na comunicação. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. v. 1. 402p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thays Assunção Reis, Thaisa Cristina Bueno, Marcelli Alves da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.