As transformações no radiojornalismo no ecossistema móvel: uma radiomorfose possível
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.5032Palavras-chave:
Rádio. Jornalismo. Comunicação móvel. Digitalização.Resumo
Este artigo analisa as características das narrativas jornalísticas no aplicativo da TSF Rádio Notícias, de Lisboa, Portugal, em comparação com o site da emissora. Com base no referencial teórico-metodológico, são identificadas as mutações do radiojornalismo a partir das lógicas do ecossistema móvel. No aplicativo da rádio TSF, os conteúdos analisados na amostra revelaram que a narrativa radiofônica ainda não apresenta modificações da versão web para mobile. A incorporação de narrativas multimidiáticas ocorre, mas o conteúdo é somente transposto para o app. Assim, a emissora ainda poderá explorar as características técnicas dos dispositivos móveis, adequando ainda mais a sua produção radiojornalística às lógicas do ecossistema digital, especialmente às demandas de consumo mobile.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alciane Baccin, Maicon Kroth
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.