ESTRATÉGIAS RETÓRICAS PARA A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM QUANDO SOB ATAQUE

Autores

  • Vilma Lemos USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol3n5.505

Palavras-chave:

Imagem Pública, Estratégias Retóricas, Restauração da Reputação

Resumo

Como a imagem pública que apresentamos socialmente é algo com que nos preocupamos constantemente, procuraremos, neste artigo, observar que estratégias retóricas são ativadas quando essa imagem é afetada e de que recursos as pessoas se utilizam para retaurar a face diante das agressões verbais a que são sujeitas.
As análises feitas em texto de mídia apóiam-se nos estudos de Benoit (1995) para Restauração da Imagem, Goffman (1967) com a Teoria da Face e Brown & Levinson (1987) com a Teoria da Polidez. Apontam para alguns resultados mais freqüentes dentre as várias estratégias de restauração da reputação como: negação do fato, ataque aos acusadores, pedido de desculpas pela má conduta, transferência da culpa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Lemos, USCS

Professora do Centro Universitário de São Caetano do Sul - IMES, do Ensino Médio da Fundação Santo André e da Rede Pública de Ensino. Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP.

Downloads

Como Citar

Lemos, V. (2010). ESTRATÉGIAS RETÓRICAS PARA A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM QUANDO SOB ATAQUE. Comunicação & Inovação, 3(5). https://doi.org/10.13037/ci.vol3n5.505