Ferramentas de participação e transparência em websites de prefeituras brasileiras

• Othon Jambeiro Universidade Federal da Bahia
  • Maristela Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Vanice da Mata Universidade Federal da Bahia

websites municipais, participação social, transparência de gestão

O artigo traz um retrato do uso de ferramentas de participação social e transparência da gestão nos websites de municípios brasileiros. Os dados foram cruzados com a variável Taxa de Urbanização (TU). Os procedimentos metodológicos abrangeram: (i) levantamento dos websites das prefeituras de municípios com mais de 20 mil habitantes; (ii) construção de plano amostral; e (iii) análise de 291 websites constantes da amostra. Foi aferida baixa correlação entre TU e o uso dessas ferramentas.

Othon Jambeiro, Universidade Federal da Bahia

Docente-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia

Maristela Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Estatística, no Instituo de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia

Vanice da Mata, Universidade Federal da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas; Bolsista AT-NS/CNPq no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Decracia Digital (INCT-DD).

2018-07-20