Pesquisa Aplicada em Comunicação - O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5469

Palavras-chave:

Design science, pesquisa aplicada, métodos digitais

Resumo

Problematiza-se a baixa incidência de pesquisas de cunho aplicado no Campo da Comunicação, a partir das origens históricas ligadas ao seu desenvolvimento. Utilizando a proposta epistemológica da Design Science (DS) demonstramos caminhos possíveis para contornar o problema, apresentando exemplos de cunho aplicado já finalizados e em andamento. Conclui-se pela necessidade de arejamento e conexão com áreas tais como Design e Ciência da Computação para a formação de equipes multidisciplinares capazes de operar sobre os problemas e transformações contemporâneas de forma mais efetiva e evitar um alijamento dos pesquisadores da Comunicação em iniciativas científicas importantes nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos

Professor da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Professor permanente do Programa de Design da UFMA. Boslsita de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP .

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Santos, M. C. dos. (2018). Pesquisa Aplicada em Comunicação - O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra. Comunicação & Inovação, 19(41). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5469

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018