O REVISOR DE TEXTO NO JORNAL IMPRESSO DIÁRIO E SEU PAPEL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

• Fábia Angélica Dejavite
  • Paula Cristina Martins

Jornal Impresso Diário, Revisores, Sociedade da Informação

Este trabalho busca caracterizar, sob a luz do paradigma da sociedade da informação, o processo de desaparecimento dos revisores tipográficos e copidesques (aqui chamados, genericamente de “revisores”) das redações de jornais impressos diários, as conseqüências de sua extinção e seu papel na atualidade. São delimitadas as funções em questão e abordada a informatização da sociedade e sua influência sobre as redações. Para tanto foram consultados, além da bibliografia, profissionais e acadêmicos da área jornalística, com a intenção de se registrarem pontos de vista diversos sobre o tema. Apesar de os entrevistados crerem que não há mais espaço para a atuação dos revisores, a pesquisa indica que esses profissionais, ainda hoje, seriam proveitosos aos jornais.

Fábia Angélica Dejavite

Jornalista; doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; professora dos cursos de jornalismo da Universidade Anhembi-Morumbi e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Paula Cristina Martins

Jornalista; graduada em jornalismo pela Universidade Anhembi-Morumbi.