INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9142Palavras-chave:
Ensino de Física, Etnofísica, Etnociência, Saberes populares, CulturaResumo
A Etnofísica tem sido negligenciada no contexto educacional, levando à falta de abordagens humanizadoras e à escassez de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos e pesquisas têm explorado práticas pedagógicas alternativas, buscando uma abordagem diferenciada para o ensino de Física. A Etnofísica visa integrar conhecimentos tradicionais e populares à Física, promovendo discussões e reflexões sobre a relação entre essa ciência e a cultura. Neste trabalho, adotou-se um ensaio teórico para argumentar a relevância da Etnofísica na compreensão da Física e na valorização dos saberes culturais dos estudantes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem o diálogo, a análise crítica e a multidisciplinaridade na sala de aula. Como resultado, exploramos e discutimos a literatura existente, preenchendo uma lacuna de pesquisa e estabelecendo uma base conceitual para futuras investigações empíricas.
Downloads
Referências
ANACLETO, B. S. Etnofísica na lavoura de arroz. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, 2007.
AIKENHEAD, G. S. Science communication with the public: a cross-cultural event. In: BRYANT, C.; GORE, M.; STOCKLMAYER, S. (Org.). Science communication in theory and practice. Amsterdam: Kluwer, 2001. p. 23-45. Disponível em: http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/Scicom.htm.
BARCELLOS, M.; ZANETIC, J. Abrindo a Caixa Preta da Massa Energia. In: Anais do XVII SNEF, São Luís, 2007.
BARRETO, A. L. V.; MILTÃO, M. S. R. Estudo dos Fenômenos Físicos a partir da realidade das Escolas Famílias Agrícolas. In: Anais do 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011.
BARRETO, A. L. V.; MILTÃO, M. S. R. A compreensão dos fenômenos físicos sob a perspectiva das famílias agrícolas. Disponível em: http://www2.uefs.br/semic/upload/2011/2011XV-052ANA121-200.pdf. 2013a.
BARRETO, A. L. V.; MILTÃO, M. S. R. A Pedagogia da alternância, o contexto das EFAs e as teorias e Leis Gerais da Física. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, São Paulo, SP, 2013b.
BORGES, A. T. Modelos mentais de eletromagnetismo. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n. 01, p. 07-31, 1998.
CAMPOS, M. D. Etnociência ou Etnografia de Saberes, Técnicas e Práticas? Métodos de Coleta e Análise de Dados em Etnobiologia, Etnoecologia e Disciplinas Correlatas. In: Anais do I Seminário de Etnobiologia e de Etnoecologia do Sudeste, Instituto de Biociências - UNESP- Rio Claro, SP, 2001.
CARNEIRO, F. G. Integração da Física e Cultura no ensino: perspectivas e projeções. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, 2019.
CHALMERS, A. A fabricação de Ciências. São Paulo: UNESP, 1997.
CHALMERS, A. O que é Ciência, afinal? Tradução de R. Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CORRÊA, F. J. S.; MARCHI, M. I.; GONZATTI, S. E. M. Etnofísica na farinha de mandioca. In: Workshop PROEX, 1, São Luís. Pôster. São Luís: IFMA, 2016.
CUCHE, D. O Conceito de Cultura nas Ciências Sociais. Tradução de V. Ribeiro. 2a ed. Bauru: EDUSC, 2002.
D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: Um Programa. Educação Matemática em Revista - SBEM, n. 1, p. 5-11, 1993.
D'AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 1, p. 716, 2008.
FERREIRA, F. C. Arte: aliada ou instrumento no ensino de ciências? Revista Arredia, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2012.
FILHO, W. S. da S.; SANTOS, R. P. dos. Einstein e a Literatura de Cordel. In: Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, Canoas, RS, 2008.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
GAMA, L. D.; ZANETIC, J. Reflexões epistemológicas para o ensino de ciências: Questões problematizadoras. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.
HEWITT, P. G. Física Conceitual. [Conceptual Physics]. 9. ed. São Paulo: Editora Bookman, 2002.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 320-332, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010.
PACEY, A. The Culture of Technology. Cambridge, MA: MIT Press, 1983.
PRUDENTE, T. C. de A. Etnofísica: uma estratégia de ação pedagógica possível para o ensino de física em turmas de EJA. Centro Científico Conhecer, v. 06, n. 10, p. 01-13, 2010.
PRUDENTE, T. C. de A. Etnofísica e educação ambiental, um enlace possível no ensino de Física no Colégio Estadual Jardim Guanabara de Goiânia/GO. Tese de doutorado em Ciências da Educação, Universidad Americana, Curso de Doutorado em Ciências da Educação, PY, 2013.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao.
ROY, W. A invenção da cultura [The invention of culture]. Tradução de M. C. de Souza & A. Morales. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012.
SANTOS, R. P. A Parábola no Oriente: Etnofísica, Psicogênese e Multiculturalidade. In: 1º Colóquio Intercultural, A Comunicação entre Culturas. Almada, Portugal: ADECI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento, a Formação e a Investigação em Comunicação Int., 2002.
SILVA, J. C. R. Etnofísica e Gastronomia do Noroeste Mineiro: possibilidades para uma prática pedagógica no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, 2017.
SILVEIRA, M. P. de; ZANETIC, J. Dona Benta conversando sobre átomo, ciência e a química. In: Anais. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui), Salvador, BA, Brasil, 2012.
SKOLIMOSKI, K. N.; ZANETIC, J. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. In: II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – II SNEA 2012. São Paulo, SP, 2012.
SOUZA, E. S. R. Etnofisica, modelagem matemática, geometria... tudo no mesmo Manzuá. Revista de Educação em Ciências e Matemática, AMAZONIA Revista de Educação em Ciência e Matemática, v. 9, n. 18, 2013.
SOUZA, E. S. R.; SILVEIRA, M. R. A. Etnofísica e linguagem. Revista de Educação em Ciências e Matemática, 12, 103-117, 2015.
SOUZA, P. H. de; ZANETIC, J. Um diálogo entre a cultura e o perfil epistemológico do conceito de tempo no ensino de física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Curitiba, 2008.
VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, 1, 60-85, 2008.
ZANETIC, J. Física também é cultura. Tese de doutorado em educação. IFUSP/FEUSP, São Paulo, 1989.
ZANETIC, J. Física e arte: Uma ponte entre duas culturas. In: Ata do VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Águas de Lindóia, 2002.
ZANETIC, J. Dos “Principia” da mecânica aos “Principia” de Newton. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 57, n. 3, p.21-24, 2005a.
ZANETIC, J. Física e Cultura. São Paulo, 2005b.
ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, 17, 39-57, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND