INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9142

Palavras-chave:

Ensino de Física, Etnofísica, Etnociência, Saberes populares, Cultura

Resumo

A Etnofísica tem sido negligenciada no contexto educacional, levando à falta de abordagens humanizadoras e à escassez de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos e pesquisas têm explorado práticas pedagógicas alternativas, buscando uma abordagem diferenciada para o ensino de Física. A Etnofísica visa integrar conhecimentos tradicionais e populares à Física, promovendo discussões e reflexões sobre a relação entre essa ciência e a cultura. Neste trabalho, adotou-se um ensaio teórico para argumentar a relevância da Etnofísica na compreensão da Física e na valorização dos saberes culturais dos estudantes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem o diálogo, a análise crítica e a multidisciplinaridade na sala de aula. Como resultado, exploramos e discutimos a literatura existente, preenchendo uma lacuna de pesquisa e estabelecendo uma base conceitual para futuras investigações empíricas.

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Biografia do Autor

Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Líder do Laboratório de Tecnologias e Inclusão, LABINTEC. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação e colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Felipe Guimarães Carneiro, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo

Atualmente cursando Tecnologia em Materiais na Faculdade de Tecnologia de São Paulo.Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2019), com período de participação no Programa Ciências Sem Fronteiras na Universidade de Orleãs , na França (2014 e 1/2015). Lecionou no projeto de extensão, cursinho popular UFSCurso, na cidade de Araras, nas áreas de Ciências Humanas e Física (2016) e Participou do Programa Institucional de Iniciação à Docência (2011-2012).Atualmente leciona para estudantes do Ensino Médio e Fundamental na rede de ensino do Estado de São Paulo como professor eventual.

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO