A SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS EM DISCUSSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: VAMOS INICIAR OS DEBATES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8615

Palavras-chave:

sexualidade, diferenças, igualdade e diferenças, temas transversais, ensino de ciências.

Resumo

Esse trabalho discute posicionamentos pedagógicos envolvidos no desdobrar da educação como um direito à igualdade e à diferença, considerando a temática da sexualidade na perspectiva dos direitos humanos. Os documentos normativos, como os PCNs e a BNCC, apresentam o tema a partir da transversalidade e do ensino de Ciências, estando timidamente citado dentro do currículo. Realizamos uma pesquisa com 20 professores da educação básica e propomos reflexões sobre situações de tensão e os meios para administrá-las no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório de natureza descritiva com o uso da metodologia qualitativa e, para tratar os dados, fizemos uma análise textual discursiva. O resultado indica que a maioria dos respondentes defendem a pauta dos direitos humanos como importante para ser debatida dentro das escolas, além de trazer elementos que confirmam sobre a necessidade de ampliar as ações que considerem a diversidade no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Estevam Marques, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Campinas. 

Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 

Referências

ASSIS, Greice Ayra Franco; SOUZA, Ediane Eduão Ferreira de; BARBOSA, Adriana Gonçalves. Sexualidade na escola: desafios e possibilidades para além dos PCNS e da BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13662-13680, 2021.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 18 jul. 2020.

BRASIL, MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão, 2013. Disponível em: .

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Apresentação. Brasília: MEC, 2015.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília, 2019.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e direitos humanos. DHNET. 2003. Disponível em: Acesso em: 16 jul.2020.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008a.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, v. 10, p. 13-37, 2008b.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Revista Múltiplas Leituras, v. 2, n. 1, p. 65-82, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.

CANDAU, Vera Maria; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação; SACAVINO, Susana; AMORIM, Viviane. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). Cortez Editora, 2016.

CANEN, A. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação e política, v. 25, n. 2, p. 91-107, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IANNI, O. (1996). Globalização e transculturação. Revista de ciências humanas, 14(20), 139- 170.

KINCHELOE, J.L. & STEINBERG, S.R. Changing multi-culturalism. Buckingham: Open University Press, 1997.

LEITE, Lara Casarim; DE CASTRO, Roney Polato; FERRARI, Anderson. Gênero na BNCC de ciências da natureza: buscando brechas para outros currículos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 390-409, 2021.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. O corpo educado: pedagogias da sexualidade, v. 2, 1999.

McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Trad. Bebel Orofino Shaefer. São Paulo: Cortez, 1997.

MELLO, Roseli Rodrigues de.; BRAGA, Fabiana Marini.; GABASSA, Vanessa. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos, EDUFSCar, 2012.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

OLIVEIRA, José Clóvis Pereira; OLIVEIRA, Antônio Leonilde; MORAES, Francisco de Assis Marinho; SILVA, Gessione Morais da; SILVA, Cícero Nilton Moreira. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: Anais do III Congresso Nacional de Educação. Rio Grande do Norte. 2013. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf>.

SILVA, Ricardo Desidério da. A exclusão da temática sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental na bncc e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 98-112, 2020.

XAVIER, Mariana Nô; OLIVEIRA, Shirlene da Silva; Gomes; DIAS, Viviane Borges. O debate de gênero e sexualidade e a formação de professoras/es de Ciências e Biologia: da LDB à Base Nacional Comum para a Formação de Professores. XIII ENPEC ENPEC EM REDES, 2021.

ZOMPERO, Andreia Freitas; LEITE, Cristiane Mota, GIANGARELLI, Douglas Caldeira; BERGAMO, Maurílio Cristiano. A TEMÁTICA SEXUALIDADE NAS PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 9, n. 1, p. 101-114, 2018.

Downloads

Publicado

2023-04-12