A SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS EM DISCUSSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: VAMOS INICIAR OS DEBATES?
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8615Palavras-chave:
sexualidade, diferenças, igualdade e diferenças, temas transversais, ensino de ciências.Resumo
Esse trabalho discute posicionamentos pedagógicos envolvidos no desdobrar da educação como um direito à igualdade e à diferença, considerando a temática da sexualidade na perspectiva dos direitos humanos. Os documentos normativos, como os PCNs e a BNCC, apresentam o tema a partir da transversalidade e do ensino de Ciências, estando timidamente citado dentro do currículo. Realizamos uma pesquisa com 20 professores da educação básica e propomos reflexões sobre situações de tensão e os meios para administrá-las no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório de natureza descritiva com o uso da metodologia qualitativa e, para tratar os dados, fizemos uma análise textual discursiva. O resultado indica que a maioria dos respondentes defendem a pauta dos direitos humanos como importante para ser debatida dentro das escolas, além de trazer elementos que confirmam sobre a necessidade de ampliar as ações que considerem a diversidade no contexto escolar.
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