VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9230Palavras-chave:
Avaliação Formativa, avaliação escolar, formação de professores, políticas educacionaisResumo
Este artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências.
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