VISÃO HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO: DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA À AVALIAÇÃO FORMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9230

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, avaliação escolar, formação de professores, políticas educacionais

Resumo

Este artigo evoca o panorama da avaliação escolar destacando a avaliação em larga escala. Faz referência ao seu percurso histórico desde o início do século XX. Apresenta o caminho da avaliação da aprendizagem ao nível internacional e nacional, abordando os olhares de educadores sobre a avaliação diagnóstica, formativa, somativa e avaliação em larga escala ou avaliação externa, ressaltando a importância de o professor utilizar a avaliação como função básica didática-pedagógica, em que serve de instrumento para melhoria da aprendizagem. Para isso, seguimos uma metodologia de revisão de narrativa histórica com sistematização de teóricos brasileiros e sobre três tipos de avaliações. Os resultados desta revisão teórica mostram a complexidade do tema da avaliação na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais inovadora. Enfatiza historicamente que a avaliação não deve ser apenas um meio de classificar os alunos ou as instituições, mas sim um processo contínuo que contribui para a melhoria da aprendizagem, incentivando a aprendizagem ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e competências.

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Biografia do Autor

Heslem de Magalhães Franco Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Mestre em Educação(2022) com a linha de pesquisa em Formação de professores, currículo e práticas inovadoras, pelo Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Campos Engenheiro Coelho, SP. É pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais (FADMINAS). Possui pós graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (ICMG). Atualmente é Coordenadora Pedagógica das Escolas Adventistas do Leste de Minas Gerais- Associação Mineira Leste (AML). Participa do grupo de Pesquisa Educação e Tecnologia -EDeTEC do UNASP.

Dayse Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores-CIDTFF

Possui Pós-doutoramento (2009) e Doutoramento em Ciências da Educação (2006) pela Universidade de Aveiro, Portugal. Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife FAFIRE/UFPE (1989) e membro do Centro de Investigação CIDTFF da Universidade de Aveiro, onde foi investigadora e professora visitante. Autora e coautora em várias publicações e conferencista. É parecerista de revistas da área de educação e saúde. Coordenou o Projeto sobre cuidadores informais de idosos e o Projeto sobre Inovação Didática, financiados pela FCT/Portugal. Autora do Software IARS® e formadora do software webQDA®. Atualmente é docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq EDeTEC.

Francislê Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP e Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

Possui pós-doutoramento em tecnologias aplicados ao ensino de ciências, é doutor em didática das ciências com ênfase em educação em química, mestre em química quântica computacional, licenciatura em química. Atualmente é professor titular e pesquisador do Mestrado Profissional de Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo no campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e professor adjunto convidado da Andrews University, EUA. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) na Universidade de Aveiro, Portugal, onde foi investigador e professor durante 17 anos. Foi diretor de graduação e pró-reitor associado do UNASP. Também foi professor visitante especial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor substituto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro de diversas sociedades científicas, laboratórios e grupos de pesquisa no Brasil e em Portugal. É co-autor de alguns softwares tal como WebQDA®, IARS®, ArguQuest®, FlexQuest®, e U-TRACER®. É fundador e editor chefe do Internet Latent Corpus Journal e da Revista Docent Discunt. 

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Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO